Teste hidrostático em vasos de pressão

A realização do teste hidrostático em vasos de pressão precisa ser feita periodicamente, conforme obriga a NR 13. Esse tipo de teste é aplicado em vasos de pressão condutores ou armazenadores de fluídos.

Os vasos de pressão têm como função armazenar fluídos pressurizados, atendendo assim, as mais diversas finalidades industriais do segmento siderúrgico e nuclear, químico e petroquímico, e alimentício, por exemplo.  

A principal finalidade dos testes hidrostáticos, consiste em averiguar se haverá as seguintes ocorrências, tais como deformações, rupturas ou até mesmo vazamentos.
   
Como os testes hidrostáticos são realizados?

Para iniciar o teste é necessário encher completamente o componente (caldeira, vaso, etc.), com o líquido, (que nem sempre é a água) até que certa pressão seja atingida. A pressão de ensaio hidráulica em algumas situações excede a pressão de trabalho projetada do equipamento, muitas vezes ultrapassa o limite de 150%, dependendo da NBR.

Para perceber se há vazamentos, a pressão é realizada então por um determinado período. A inspeção visual pode, portanto, ser aprimorada pela aplicação de outro marcador ou também corantes fluorescentes para o líquido, caso seja necessário.

Embora possa revelar se existem vazamentos presentes, os testes hidrostáticos não garantem necessariamente a integridade do componente, além do período de tempo do teste real.

Benefícios dos testes hidrostáticos

Acompanhe abaixo alguns benefícios que os testes hidrostáticos podem apresentar:

  • • Alivia as tensões residuais da soldagem de modo que a estrutura testada funcione de maneira mais descontraída;
  • • Essa é uma importante ferramenta para confirmar a ausência de vazamentos;
  • • Simula uma condição operacional muito mais rigorosa.

O teste hidrostático pode ser realizado com o intuito de examinar diversos tipos distintos de equipamentos, incluindo os extintores de incêndio, oleodutos, caldeiras, vasos de pressão, mangueiras de incêndio e cilindros de gás.

Qual a sua opinião a respeito do assunto? Faça um breve comentário no nosso post e interaja com os outros leitores. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.