Pontes Rolantes: Como funciona,Tipos e Quem pode operar

As pontes rolantes são os elos mais importantes na cadeia da produção e são indispensáveis no transporte de material em todas as dependências da empresa. 

Elas são muito usadas no ramo siderúrgico, onde normalmente são encontradas várias pontes rolantes para auxiliar no processo de fabricação de aço.

No entanto, elas são usadas em diversos outros ambientes, como portos, onde fazem a retirada da carga de dentro dos navios. 

Em outras palavras, são ferramentas muito importantes para a indústria em geral. Neste artigo você vai conferir as principais informações sobre as pontes rolantes.

O que é são pontes rolantes?

As pontes rolantes são equipamentos usados no içamento de cargas, podendo ser móveis ou fixas. 

O grande objetivo das pontes é fazer a manipulação de objetos grandes e pesados, que não poderiam ser movidos manualmente.

Elas se movem sobre trilhos e são apoiadas em vigas que possibilitam o rolamento tridimensional das cargas. A única limitação é o vão do equipamento, comprimento do caminho de rolamento e a altura da elevação.

Componentes das pontes  rolantes

Os elementos principais que compõem uma fonte rolante são:

Viga

As vigas podem ser únicas ou duplas, variando de acordo com o projeto, e são a parte principal do equipamento. 

Ela é a base de sustentação sobre ou sob a qual o carro é posicionado, o que permite a movimentação, embarque e desembarque de materiais.

Carro

O carro é o segundo item! Os movimentos dele são feitos através da viga e do mecanismo de sustentação da talha. Ele pode ser movido de forma transversal ou de modo vertical.

Talha

A talha controla o movimento de subida da carga. Em geral, cabos de aço são usados para fazer a elevação do material. Ela também possui motor elétrico para garantir o sistema de freios.

Tipos de pontes rolantes

Como dissemos, em geral as pontes rolantes são instaladas em vigas de metal, onde o carrinho percorre de uma extremidade a outra, portanto os objetos. 

Mas essa estrutura pode variar, fazendo com que existam várias classificações de pontes rolantes. Veja algumas delas!

Pontes rolantes apoiadas e suspensas

O tipo apoiada percorre o topo das vigas, correndo na parte superior dos trilhos do caminho de rolamento. Já as pontes suspensas correm por baixo dos trilhos.

Ponte rolante de parede

Ideal para ambientes de trabalho pequenos e com espaço mais limitado. Nesse formato, uma das extremidades é fixada em um elemento rígido (como uma parede, por exemplo). E são acrescentadas dobradiças para permitir a movimentação.

Elas são projetadas para carregar cargas com um peso menor e também para percorrer distâncias mais curtas.

Ponte rolante pórtica

Essas pontes são mais encontradas em portos, docas e pátios de carregamento e descarregamento de materiais.

Nela os trilhos são instalados no chão, o que permite carregar cargas mais pesadas que as demais variações de pontes rolantes.

Quem pode operar uma ponte rolante?

O operador de pontes rolantes precisa ser uma pessoa habilitada e treinada com conhecimento técnico e funcional do equipamento. É o responsável direto pela segurança da operação, pessoas e demais bens ligados à ela.

Somente pessoas habilitadas, treinadas e aprovadas nos testes específicos podem ser autorizadas a operar pontes rolantes. 

Todos os operadores de pontes rolantes devem ser submetidos a exames médicos específicos, e só poderão operar tais equipamentos se considerados aptos pelos médicos.

Todos os operadores de equipamentos móveis de transporte (guinchos, empilhadeiras, ponte rolante) devem ser identificados por um crachá específico.

Nele precisa constar nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitente. 

O operador deverá ostentar o seu crachá em local visível para facilitar sua identificação.

Antes do início da jornada de trabalho, o operador da ponte rolante deverá realizar uma inspeção visual no equipamento (check list), devendo ser observados todos os itens possíveis.

É muito importante destacar que toda e quaisquer anomalias observadas, nesta inspeção ou durante a operação, deverá ser comunicada de imediato à chefia. 

Onde fazer o curso de operação de pontes rolantes?

curso de operacao de pontes rolantes

O Instituto Santa Catarina oferece o curso online de onde o aluno aprende sobre as regras de segurança, boas práticas e muito mais. 

Acesse aqui e se atualize agora mesmo!

Conclusão

As pontes rolantes são ferramentas muito importantes e que facilitam o dia a dia de trabalho. Mas como qualquer outro equipamento precisam ser manuseadas com muita técnica e responsabilidade.