Qual a relação entre Ergonomia x Produtividade

A Ergonomia é conhecida por estudar a relação homem/máquina e abrange todos os equipamentos que fazem parte da sua rotina no trabalho. Quanto melhor essa relação maior a produtividade.

Esse estudo tem como objetivo oferecer conforto ao trabalhador e prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho, bem como de patologias específicas para determinado tipo de tarefa laboral.

A Ergonomia pode ser aplicada no chão de fábrica, linha de produção, escritório, lojas, confeitarias, e em vários outros ambientes onde possa ser analisada sua eficácia. Envolve layout de salas, postura ao manusear equipamentos, e outras situações que influenciam diretamente a saúde do trabalhador.

Fatores abordados pela Ergonomia e que afetam a saúde:

  • - iluminação do ambiente;
  • - temperatura;
  • - nível de ruídos.

Iluminação do ambiente - um ambiente bem iluminado é agradável aos olhos, permite que o trabalhador realize suas atividades sem dificuldade. A partir do momento que o ambiente se torna escuro desistimula e dificultar o trabalho.

Temperatura - a temperatura também é um fator que influencia a produtividade. Se o ambiente estiver muito quente ou muito frio será sentido pelo trabalhador. É importante manter a temperatura agradável para grande parte dos funcionários.

Nível de ruídos - um dos fatores que causa mais reclamações nas empresas é o barulho. Ele desconcentra, causa irritação, e diminui consideravelmente a produtividade. Por isso é necessário o uso de protetor auricular em diversas tarefas.

É importante que os trabalhadores tenham conhecimento sobre Ergonomia e saibam informar à empresa situações de desconforto para que assim possam ser tomadas providências para melhorar o ambiente de trabalho.

Se você trabalha com Ergonomia e ainda não possui certificado ou quer ampliar seus conhecimentos, entre em contato com a equipe do ISC e escolha um de nossos cursos. Quanto maior o aprendizado, menores serão os riscos de doenças ocupacionais.