Quais são os riscos do Trabalho em Espaços Confinados?

As características necessárias para que um determinado local seja considerado espaço confinado são: geometria, acesso, e atmosfera. As atividades mais comuns realizadas em espaços confinados: manutenção de equipamentos, limpeza dos locais, obras de ampliação e operações de resgate e salvamento. 

Medidas de segurança 

Veja abaixo alguns objetos proibidos nos espaços confinados:

• Cigarros (nunca fume no espaço confinado);
• Velas, fósforos e isqueiros (não devem ser utilizados);
• Telefone celular (não deve ser utilizado como aparelho de comunicação em espaço confinado).

Para trabalhos em espaço confinado, com risco de explosão, devem ser fornecidos equipamentos especiais à prova de explosão (calor / faísca), como lanternas, rádios de comunicação e detectores de gases.

Riscos no espaço confinado (SILOS)

Veja a seguir alguns riscos que os trabalhadores podem correr quando estiverem nos espaços confinados. 

• Soterramento (desmoronamento de placas verticais de grãos compactados);
• Afogamento (arraste do trabalhador pela massa de grãos em movimento durante o descarregamento);
• Sufocamento (carregamento de silos com trabalhadores no seu interior);

Além de todos estes citados acima, há o risco de engolfamento, choque elétrico, encarceramento, vibração, baixa luminosidade, gases/vapores sob pressão, ruído, temperatura (alta/baixa), quedas, quedas de objetos, agentes biológicos ou animais peçonhentos, entre outros. 

Classificação dos espaços 

Espaços classe A: São aqueles que apresentam situações que são IPVS. Incluem os espaços que têm deficiência em 02 ou contém explosivos, ou atmosferas tóxicas. 

Espaços classe B: Não apresentam perigo para a vida ou à saúde, mas tem o potencial para causar lesões ou doenças, se medidas de proteção não forem usadas.

Espaços classes C: São aqueles onde os riscos existentes são insignificantes, não requerendo procedimentos ou práticas especiais de trabalho.

Para ficar por dentro de todas as novidades do setor da Segurança e Saúde do Trabalho, basta continuar acompanhando nossas postagens. Em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos entre em contato conosco.