Quais equipamentos de proteção coletiva usar ao trabalhar com instalações elétricas?

Não há dúvida que as instalações elétricas costumam ser ambientes propícios a acidentes. Afinal, a alta tensão pode causar danos seríssimos à saúde de seus operadores. Nesse sentido, utilizar equipamentos de proteção coletiva é muito importante.

Com eles é possível garantir o bem-estar dos profissionais que estão envolvidos na instalação. Além disso, eles também protegem a população ao redor do local, fazendo com que nenhum incidente grave aconteça.

O que são equipamentos de proteção coletiva?

Diferentemente dos EPIS, os equipamentos de proteção coletiva garantem tanto a segurança dos colaboradores quanto a de outras pessoas presentes no local. Também chamados de EPCs, eles são muito importantes, principalmente em áreas onde há bastante movimento.

Quais são os equipamentos de proteção coletiva?

Também chamados de EPCs, tais equipamentos estão previstos pelas normas regulamentadoras 4 e 9 e variam conforme o serviço a ser executado. Por isso, a seguir você vai conferir apenas os utilizados por profissionais de instalações elétricas:

Cones, grades metálicas e fitas de sinalização

Servem para mostrar a todos que o lugar está passando por algum tipo de manutenção, de forma a criar uma distância do local. Com eles os cidadãos conseguem perceber que aquela é uma área de risco no momento e que não devem transitar por ali.

Manta isolante

Além dos cones e das fitas de sinalização, a manta isolante também é um dos equipamentos de proteção coletiva indispensáveis aos profissionais que trabalham com instalações elétricas. Ela protege tanto o eletricista quanto terceiros do contato com ferramentas ou estruturas energizadas, evitando assim, o choque elétrico.

Banqueta isolante

Enquanto isso, a banqueta isolante ajuda que o eletricista alcance locais mais altos sem risco de choques elétricos. Seu poder isolante afasta a tensão e ajuda a fazer instalações elétricas em painéis, por exemplo.

Extintor de incêndio

Sem dúvida alguma esse é o equipamento de proteção coletiva mais comum. Ele auxilia a conter rapidamente os incêndios de pequeno porte e pode ser usado por qualquer pessoa treinada para isso.

E agora que você já conhece os principais equipamentos de proteção coletiva para trabalhar com instalações elétricas, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? Conheça, por exemplo, quais as medidas de segurança ao trabalhar com energia elétrica de acordo com a NR10.