
A organização de uma empresa vai muito além das hierarquias e dos espaços de trabalho destinados aos seus colaboradores.
O corporativismo requer, também, preocupações com o bem-estar e a saúde de todas as pessoas que estão reunidas nesse espaço, em prol da realização de suas obrigações diárias.
Diante disso, se faz necessário que se formem grupos de profissionais especializados para atender, e orientar, todos os indivíduos em situações de risco e imprevistos que possam ocorrer no dia a dia. Sendo assim, é comum que dentro da instituição se façam eleições para determinar a formação dessa junta ou reuniões para apresentar aqueles que foram destinados a cuidar da integridade de todos.
Frente a isso, siglas como SESMT podem se tornar comum dentro da empresa. Porém, é necessário saber um pouco mais sobre ela, visto que é um tipo de serviço essencial na corporação.
O que é SESMT e para que serve?
O acrograma SESMT refere-se a Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, ou seja, é uma equipe formada por profissionais da saúde que se instala dentro da empresa para proteger os trabalhadores desse determinado local.
Ele está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis de Trabalho-CLT e é estabelecido pela Norma Regulamentadora 04. Desse modo, de acordo com o número de empregados, bem como a natureza das atividades exercidas na empresa, o SESMT pode conter os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, além do técnico de segurança do trabalho.
Sua implantação dentro da empresa é de extrema importância, já que ele tem a função de alertar e dar instruções e esclarecimentos aos colaboradores sobre o surgimento de doenças. Sem contar que o SESMT também tem a responsabilidade de evitar que pequenos acidentes ocorram dentro da companhia, o que pode prejudicar não só as pessoas que dela fazem parte, mas a empresa em si.
De acordo com essas responsabilidades, as atribuições do SESMT são diversas, já que cada membro desse serviço tem suas obrigações perante os funcionários. Assim, segue abaixo algumas das características de cada membro:
- Médico, auxiliar de enfermagem e enfermeiro do trabalho
Há um trabalho em conjunto, já que esse grupo cuidará da saúde e do bem-estar físico de todos os colaboradores da empresa. Além de, no caso do médico, realizar consultas e atendimentos médicos, implementar ações de prevenção de doenças, coordenar programas e serviços de saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas e elaboração de documentos de conhecimento da área médica do trabalho.
Já os enfermeiros e auxiliares cuidarão dos pacientes, bem como do ambulatório localizado na companhia e todas as funções inerentes ao cargo.
- Engenheiro de segurança e técnico de segurança do trabalho
Ambos cuidam da segurança total da empresa, porém, a diferença é que o primeiro é um engenheiro ou um arquiteto que atuará na gestão de segurança e saúde ocupacional, com o objetivo de diminuir as perdas recorrentes de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Já o segundo irá participar da elaboração e implementação das políticas de saúde e segurança dentro da companhia, além de desenvolver ações educativas no ambiente de trabalho, analisar situações e recomendar medidas de prevenção e controle.