06 - Implantação do PPRA pelo Supermercado Carrefour

O Carrefour realiza suas atividades no comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios (supermercados).

No final de 2013 foi realizada coleta de dados para implementar o PPRA e iniciar ações de controle. O Programa tinha como objetivo a manutenção das condições de Segurança no Trabalho a que estão sujeitos seus funcionários tendo como base a análise de todos os setores, quantificando, registrando e determinando um cronograma de correção, específico por riscos ou agentes detectados, nos termos previstos na Portaria nº 3214 de 08 de junho de 1978 - (NR-9).

Com o levantamento de informações referente a função AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS foi possível verificar que há riscos químico (uso de produtos tais como água sanitária), biológico (contaminação pelas bactérias do papel higiênico após o uso), e também quedas e luxações causados por acidentes com água (chão molhado).

As medidas que foram tomadas incluem: colocação de  placas sinalizadoras, recolhimento do lixo com mais frequência, e o uso de EPIs como óculos de proteção, luvas e botinas.

Já a função de CAIXA apresenta somente risco biológico, resultado do contato com o público, o qual pode causar alergias e doenças respiratórias. O uso do álcool em gel foi a medida utilizada para diminuir os riscos e aumentar a segurança dos funcionários.

Para a função de REPOSITOR foram verificados riscos de lesões, torções e fraturas devido ao uso de pallets e carrinhos. Para diminuir os riscos houve treinamento e conscientização do uso de EPIs.

Após essa análise ficou determinado treinamento anual para todos os funcionários. Esses treinamentos devem integrar todos os funcionários, e contemplar os aspectos de controle e manuseio dos produtos usados, procedimentos corretos de uso e manuseio de EPIs, procedimento de saúde e segurança dos trabalhadores.

Outra medida levantada foi buscar no mercado produtos de limpeza similar que seja menos tóxico e menos agressivo à saúde dos colaboradores. Houve necessidade também de um controle maior dos EPIs, além de treinamento e manutenção desses equipamentos.

A implantação do PPRA é importante em todas as empresas independente da atividade. Mais importante ainda é por em prática as ações que foram determinadas no Programa. É necessário que o empregador envolva todos os colaboradores e eles estejam dispostos a trabalhar de forma a minimizar e controlar os riscos de acidentes.

Assim como o Carrefour, várias outras empresas anualmente discutem as melhorias que podem ser inseridas no dia a dia. É um trabalho em conjunto e que necessita de verificação contínua.

Toda empresa com mais de um funcionário deve estudar os riscos que seu negócio oferece e determinar ações possíveis de serem executadas.

Sua empresa já possui PPRA? As medidas usadas estão diminuindo os acidentes?