Por que debater sobre AIDS no trabalho?

Apesar de a AIDS ser um dos temas abordados pela CIPA durante suas reuniões para muitas empresas o assunto ainda é tabu. É delicado tanto para aqueles que possuem a doença como para os que precisam aprender sobre métodos de prevenção. Mas por que debater sobre a AIDS no trabalho é importante?

De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos foi possível perceber que a falta de informação gera medo, ansiedade, preconceito e muitas vezes influencia nos níveis de produtividade de todos os funcionários tendo ou não AIDS/HIV.

Atualmente muitas empresas investem em programas de prevenção e assistência, mesmo assim, algumas ainda se mostram resistentes ao assunto. 

De acordo com o IBGE grande parte dos casos da doença ocorrem na faixa etária de 13 a 59 anos de idade o que corresponde ao segmento etário com maior potencial produtivo. Ou seja, a maioria dessas pessoas estão ativas no mercado de trabalho.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomendam que as empresas elaborem e implantem programas de prevenção no local de trabalho com o objetivo de conscientizar, instruir e evitar situações de preconceito. 

O poder da desinformação

Quando interrogadas muitas pessoas relatam que nunca conheceram nenhum portador de HIV/AIDS, que na empresa onde trabalham não há nenhum caso, ou ainda acreditam que apenas homessexuais são portadores da doença.

Em cidades pequenas onde a população é ainda mais conservadora muitos pensam que estão livres da doença e que a contaminação ocorre apenas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O que é mero engano.

Por que debater sobre AIDS no trabalho?

As empresas acreditam que debater sobre o tema é importante e também instruir seus funcionários, mas ainda é pequeno o número de empresas que desenvolvem programas visando o debate. Assim como CIPA's que orientam sobre o assunto.

Há quem acredite que o fato de trabalhar junto com uma pessoa soropositiva já é suficiente para se contaminar, tal pensamento permeia grupos de trabalhadores gerando preconceito, desconforto e até pedidos de demissão.

Muitos empregados não admitem trabalhar com pessoas portadoras do vírus exigindo posicionamento da empresa. De todas as empresas entrevistadas quase todas concordam que o assunto merece atenção especial porém menos da metade realizam de verdade ações para seus funcionários.

É interessante verificar que todos buscam uma solução para o problema mas poucos fazem algo a respeito. 

Há um dia específico para conscientização da AIDS/HIV, além da SIPAT (Semana Interna de Prevenção contra Acidentes de Trabalho), são eventos pontuais por isso as empresas precisam criar outras ações ao longo do ano.

Na sua empresa há diálogo sobre o tema? Você conhece parente ou amigo que seja portador? Qual sua reação? E no ambiente de trabalho? Compartilhe sua experiência!