O que é preciso saber sobre Doenças Ocupacionais?

As Doenças Ocupacionais são aquelas produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho. Movimentos repetitivos, levantamento de carga, ruídos, mudança brusca de temperatura são algumas situações que podem desencadear lesões e afastamentos.

De acordo com a Lei 8.213/91, as Doenças Ocupacionais são equiparadas ao acidente de trabalho para fins previdenciários e fiscais. Sendo assim, caso o trabalhador sofra algum dano terá os mesmos direitos ao que sofreu um acidente de trabalho.

Um problema de saúde poderá ser considerado Doença Ocupacional desde que exista o vínculo causa x efeito. Ou seja, ter surgido em decorrência de uma atividade laboral. Para isso o empregado será submetido a exames e o próprio médico atestará quais as causas.

Doença Ocupacional x Acidente de Trabalho

Doença Ocupacional é aquela em que o trabalhador fica exposto a agentes nocivos por períodos curtos, médios ou longos e com o passar dos anos afetam de modo considerável sua saúde.

Acidentes de Trabalho acontecem de forma imediata e são provocados por inúmeros fatores. Ex: quedas, cortes, queimaduras, quebra de ossos, contaminação, mordida de animais, entre outros.

Doenças Ocupacionais mais comuns

  • > Dermatoso Ocupacional
  • > Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
  • > Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs)
  • > Doenças da visão
  • > Surdez temporária ou definitiva
  • > Asma ocupacional
  • > Antracose pulmonar e bissinose

É cada vez maior o número de trabalhadores afastados de suas funções devido a Doenças Ocupacionais. Estudos recentes mostram como o stress e a depressão vem somando vítimas em todo país. Um dado importante é que muitos não sabem reconhecer o que de fato está acontecendo só buscam ajuda ou tratamento médico quando o nível está avançado.

As empresas precisam adotar uma postura de saúde laboral e propor medidas de conscientização no ambiente de trabalho promovendo palestras, treinamentos, e troca de experiências. O que acontece com frequência é os trabalhadores não saberem o que é considerado Doença Ocupacional. Daí ser necessário mudar a cultura organizacional.

Você já precisou ser afastado do trabalho devido a alguma doença ocupacional? Na empresa em que trabalha há palestras sobre o tema? Deixe um comentário ao final desse artigo compartilhando sua experiência.