O que é preciso saber sobre amarração de carga com segurança?

De acordo com a Organização Internacional do trabalho (OIT), o Brasil ocupa a 4 ª posição no ranking de países com maior número de acidentes de trabalho do mundo. Anualmente são registrados cerca de 700 mil casos. Nesse contexto, priorizar a amarração de carga com segurança também é um dever das empresas para assegurar a saúde e integridade física de seus trabalhadores durante o exercício das suas funções.

Amarração de carga com segurança de acordo com a NR 11

Através da Norma Regulamentadora nº11 o Ministério do Trabalho define os padrões de segurança relativos ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de cargas.

A norma é ampla e orienta também a operação de guindastes pelo trabalhador, os transportadores de cargas por carros motorizados e a segurança no manuseio de máquinas industriais.

Além disso, a norma prevê ainda a inspeção periódica de cabos de aço, correntes, cordas, roldanas e ganchos, bem como suas substituições sempre que houver necessidade. Ademais, estabelece também que a amarração de carga com segurança deve ser feita com cintas, submetidas aos termos da ABNT NBR 15637.

A amarração e o transporte de cargas de acordo com o CONTRAN

Mas, antes de chegarem nos centros de distribuição as cargas percorrem um longo caminho nas carrocerias dos caminhões. E quando não são bem amarradas elas se tornam um risco por vários motivos:

  • Podem se desprender da carroceria do caminhão gerando acidentes na estrada;
  • Veículos ficam sujeitos a multas e apreensões, o que gera prejuízo financeiro às transportadoras e às empresas;
  • Uma carga mal amarrada pode atrasar uma viagem, o que prejudica o fluxo de entregas da empresa e compromete a confiabilidade da marca perante os clientes.

Porém, no caso de transporte feito por caminhões, a amarração de carga com segurança segue a resolução nº 676 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Ela proíbe o uso de cordas para amarração e determina a obrigatoriedade da utilização de cintas e cabos de aço. Além disso, ainda estabelece regras com relação aos pontos de amarração e cargas indivisíveis.

De fato, tais medidas visam a garantir a segurança nas estradas, mas também são formas de proteger a vida de todos aqueles que estão envolvidos na operação. E já que falamos da NR 11, conheça a importância do correto armazenamento de materiais.