O que é NR 9 - PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

O que e PPRA - Instituto SCEsta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

O PPRA tem como objetivo prever as situações de risco apresentadas no ambiente de trabalho, de forma a criar boas condições para que os funcionários realizem suas atividades.

Consiste ainda em métodos para reconhecer, avaliar e controlar as áreas que apresentem maiores riscos. Cada uma dessas etapas é importante a seu momento, sendo assim, torna-se um ciclo, onde medidas são adotadas, verifica-se os resultados, e novamente é verificado o que pode ser alterado.

ETAPAS DO PPRA

Reconhecer: nesta etapa é preciso conhecer os agentes que possam de alguma forma afetar a saúde e a integridade do trabalhador. É necessário conhecer cada processo, cada etapa do negócio, e quais áreas estão mais suscetíveis a riscos. Saber todas as atividades que são realizadas, quais máquinas podem causar acidentes, são informações importantes para um bom diagnóstico.

Avaliar: a avaliação se dedica a mensurar de forma qualitativa e quantitativa os agentes de riscos presentes no ambiente de trabalho, e de que forma eles influenciam na saúde dos trabalhadores.

Controlar: após o levantamento de informações, é o momento de adotar medidas de controle, de forma a minimizar, reduzir e controlar a ação desses agentes de risco. A empresa precisa investir em treinamentos, uso de equipamentos de segurança, conscientização, e outras formas de melhorar a segurança.

É importante ressaltar que o PPRA deve atuar de forma a integrar a empresa, de maneira que todos os trabalhadores conheçam as medidas de segurança. Tendo como parâmetro o número de acidentes ocorridos, é possível criar um programa de segurança, o qual possa inibir os acidentes, seja com gases tóxicos, quedas, lesões e até mortes.

Toda empresa deve elaborar o PPRA e garantir que o mesmo seja executado, além de mensurar os resultados obtidos após sua implementação. O gerente poderá contratar uma empresa terceira para desenvolver o PPRA e acompanhar sua evolução.

Sua empresa já implantou o PPRA? Seus funcionários adotam medidas de segurança? O ISC possui diversos cursos na área de Segurança do Trabalho. Entre em contato conosco e saiba mais informações.