
Quanto mais uma atividade é perigosa maiores serão as exigências feitas aos trabalhadores que atuam naquela área. Como exemplo é possível citar o trabalho em espaço confinado o qual oferece diversos riscos à saúde. Os mais comuns são soterramento, vazamento de gases, explosões, entre outros. Para evitar acidentes e mortes são necessários alguns cuidados, entre a PET (Permissão de Entrada e Trabalho).
O que é PET?
Permissão de Entrada e Trabalho é um documento que autoriza a entrada em espaços confinados e a realização de trabalho naquele local. Espaços confinados são aqueles lugares que não foram projetados para a presença humana entre eles túneis, cilos, bueiros, chaminés, e quaisquer outros que possuam meios limitados de entrada/saída, dificuldade para respirar ou remover contaminantes.
De acordo com a NR 33 o profissional só poderá iniciar suas atividades após a PET ser autorizada. É obrigação da empresa verificar se todos os profissionais possuem formação na área, treinamento e conhecimento sobre o trabalho que irá desempenhar. A empresa deverá ainda garantir que o local de difícil acesso esteja seguro, assim como o trabalhador use todos os equipamentos de segurança.
Emissão da PET
Conforme a NR 33 é responsabilidade do supervisor de entrada emitir a Permissão de Entrada e Trabalho, a Norma estabelece também que o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia.
Funções do Supervisor de Entrada
- * Emitir a PET antes de iniciar as atividades;
- * Realizar testes, conferir equipamentos de segurança e verificar todos os procedimentos que estão na PET;
- * Certificar que o socorro esteja preparado e possa ser acionado a qualquer momento;
- * Suspender determinado trabalho caso seja percebido risco aos funcionários;
- * Finalizar a PET após conclusão do trabalho.
Observações importantes
- * O trabalhador deverá possuir uma cópia da PET assinada;
- * Todas as PET's autorizadas devem ser arquivadas por cinco anos;
- * Cada entrada exige uma única Permissão de Entrada e Trabalho;
- * A PET deverá ter todos os campos preenchidos corretamente (assinatura, data, etc.).
Você já trabalhou ou trabalha em espaços confinados? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.