NR6 determina o uso de EPIs e garante maior segurança

Uso de EPIs - Instituto SCAcidentes de trabalho ocorrem quando não são tomados os cuidados necessários ao realizar determinada atividade, quando a empresa possui uma equipe sem formação adequada, e também quando os funcionários não fazem uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Para garantir um ambiente mais seguro e minimizar os riscos de acidentes são necessárias algumas ações, sendo elas:

  • - atenção ao executar qualquer trabalho por menor que seja;
  • - evitar fumar nas dependências da empresa (ainda mais em áreas com risco de explosão);
  • - fazer uso de EPI's conforme exige cada atividade;
  • - não correr nas dependências da empresa (para evitar lesões, quedas e escorregões);
  • - utilizar o corrimão ao subir ou descer escadas;
  • - sempre que o chão for limpo ou estiver molhada deverá ter sinalização;
  • - saídas de emergência devem estar livres de materiais e ser sinalizadas;
  • - utilizar roupas conforme exigência de cada área;
  • - obedecer as orientações determinadas pelas NRs.

Quando as pessoas agem sem pensar na segurança ou não seguem o que determina a NR, praticam um ato inseguro e colocam a vida de outros seres humanos em risco. As pessoas precisam ter consciência que um trabalho eficiente é aquele realizado mantendo a segurança e integridade física de todos.

A legislação trabalhista brasileira exige o uso de EPI. Conforme as determinações da NR6 caso não sejam utilizados a empresa pode sofrer multas, além de responsabilidade civil e penal.

A responsabilidade com relação ao uso de EPI's é dividida entre Empregador e Empregados. Sendo que ao empregador compete fornecer EPI's em boas condições, orientar e treinar sobre seu uso, fiscalizar, substituir quando necessário. O empregado por sua vez deverá usá-lo todos os dias, guardar e conservar, usar conforme orientação do empregador, informar quando houver dano e necessidade de troca.

Há diversos tipos de EPI's, sendo que alguns deles são necessários somente para algumas atividades e outros não, como é o caso do avental utilizado pelos açougueiros. Outros EPI's são bota de borracha, luvas, capacete, óculos de proteção, protetor auricular, etc.

O ISC oferece o curso de NR6 em sua grade. Ele pode ser feito à distância ou presencial conforme sua necessidade. Entre em contato conosco e solicite mais detalhes.