NR 18 - Qual a importância de um ambiente seguro na Construção Civil?

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor da construção civil lidera o ranking dos acidentes de trabalho no país. Por isso é tão importante estar em conformidade com a NR 18, norma que estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para garantir um ambiente seguro na construção civil.

Por meio de orientações para a implementação de medidas de controle para mitigar os riscos existentes em canteiros de obra e de sistemas que garantam mais segurança e qualidade nos processos de trabalho, a NR 18 é considerada um instrumento de proteção à saúde e à vida. A sua aplicação é indispensável em todas as fases da obra, já que reduz os acidentes e doenças ocupacionais.

A quem se destina a NR 18?

A NR 18 é voltada para atividades específicas da construção civil. Segundo o texto da norma, ela se aplica às atividades descritas na seção “F” do CNAE (Código Nacional de Atividades Econômicas), que dizem respeito à construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para construção.

Além dessas atividades, a NR 18 também engloba serviços de demolição, limpeza e manutenção predial, reparo, manutenção de obras de urbanização e pintura. A norma busca implementar a cultura de prevenção no canteiro de obras, de forma que seja possível alcançar a eficiência dos processos de trabalho com o máximo de segurança possível.

Como criar um ambiente seguro na construção civil?

A construção civil é um dos setores de maior importância para o desenvolvimento econômico e social do mundo. Entretanto, também é um dos que causam mais impactos negativos ao meio ambiente e à saúde, bem-estar e integridade física dos trabalhadores.

Só para se ter uma ideia, em 2017 aconteceram 549.405 acidentes de trabalho. Desses, 30.025 estavam relacionados às atividades realizadas na construção civil. Os números foram publicados pelo Jornal Contábil e revelam a necessidade da adoção de medidas capazes de reduzir esses índices tão alarmantes.

Mas como garantir um ambiente seguro na construção civil, já que este por si só é um setor que oferece vários riscos aos profissionais direta ou indiretamente envolvidos nas atividades, bem como às pessoas ao redor?

Nesse caso, o melhor caminho é seguir algumas orientações específicas. Previstas na NR 18, elas determinam as melhores técnicas para desenvolver diferentes atividades com segurança, bem como as proteções individuais e coletivas a serem adotadas para reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Áreas de vivência

Compreendem-se como áreas de vivência vestuários, alojamentos, refeitórios, lavanderia, instalações sanitárias, áreas de lazer e demais locais compartilhados entre os trabalhadores. Para que sejam seguras, elas devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, bem como de higiene e limpeza.

No caso de contêineres, eles devem permitir ventilação natural, oferecer conforto térmico e ter altura mínima de 2,40m de altura. Para ser considerado um ambiente seguro na construção civil, o contêiner também deve possuir aterramento elétrico e proteger os trabalhadores contra choques elétricos.

Instalações sanitárias

Já as instalações sanitárias são os banheiros, ou seja, locais destinados ao atendimento das necessidades fisiológicas. Assim como as áreas de vivência, elas devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, limpeza e higiene, mas também devem obedecer a outras diretrizes:

  • Ter portas de acesso indevassáveis;
  • Possuir paredes de material resistente e lavável;
  • Construídas com pisos impermeáveis, laváveis e antiderrapante;
  • Ser independente para homens e mulheres;
  • Ser iluminadas e possuir ventilação adequada;
  • Ter instalações elétricas protegidas;
  • Ter altura mínima de 2,50m;
  • Não ter ligação direta com os locais de refeição;
  • Não ter distância superior de 150m dos postos de trabalho.

Ambiente seguro na construção civil nas atividades de demolição

Segundo diretrizes da NR 18, antes das atividades de demolição o fornecimento de energia elétrica, água e esgoto devem ser interrompidos e as suas canalizações desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas. O mesmo se aplica a substâncias inflamáveis e substâncias tóxicas. Ainda, devem ser removidos das construções elementos frágeis como vidros, estuques e ripados.

Para garantir a segurança das pessoas em torno da demolição, as construções vizinhas também devem passar por exame prévio e periódico para garantir a estabilidade das edificações e consequentemente a integridade física e a vida de terceiros.

Quanto aos objetos pesados, estes só podem ser retirados do local da obra com o auxílio de dispositivos mecânicos. Seguindo essa lógica, é terminantemente proibido o lançamento de qualquer material em direção ao solo ou pavimentos inferiores.

Medidas protetivas para evitar quedas de altura

Em caso de risco de queda de trabalhadores é obrigatória a instalação de mecanismos de proteção coletiva. Nesse sentido, deve-se adotar sistemas de guarda-corpo e rodapé, além de fechamento provisório resistente de pisos com aberturas.

Em construção de edificações com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma de proteção na altura da primeira laje. Ela deve ter no mínimo 2,50m de projeção horizontal da fachada da construção e inclinação de 45°.

Ademais, vale a pena ainda destacar que o perímetro da edificação deve ser protegido com tela, de forma a criar um ambiente seguro na construção civil. Isso é possível porque a tela cria uma barreira protetora contra a projeção de materiais e ferramentas.

Você é engenheiro, empreiteiro ou supervisor de obras e deseja garantir um ambiente seguro na construção civil para seus colaboradores, fornecedores e clientes? Então acesse o nosso site e conheça as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho.