A importância da Análise e Mapa de Risco

Mapa de Risco Instituto SCO ambiente de trabalho deve ser um local que ofereça condições ideais de segurança e proteção aos trabalhadores para que estes possam exercer suas funções com tranquilidade e eficiência.

É dever do empregador oferecer um ambiente seguro, porém empregador e trabalhadores devem atuar em parceria para que as medidas básicas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio das normas regulamentadoras de segurança no trabalho sejam implantadas com eficácia.

Os trabalhadores devem se atentar às suas obrigações em relação ao uso de medidas de segurança para garantir o seu próprio bem estar e a segurança e proteção de toda a equipe.

 

A criação do Mapa de Risco

De acordo com a norma regulamentadora NR 05, toda empresa que precisa contratar empregados para realizar suas atividades é obrigada a criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

É essa comissão, composta por representantes dos trabalhadores e do empregador, que irá realizar uma inspeção no local de trabalho com a finalidade de identificar possíveis riscos à integridade física dos trabalhadores.

Para tal, é necessária a criação de um mapa de risco: um gráfico em que possam ser mostradas as áreas de riscos no layout da empresa.

 

Objetivos do Mapa de Risco

O mapa de riscos tem como objetivo mostrar a todos os trabalhadores da empresa, de forma mais didática, os perigos iminentes para que haja uma conscientização maior no sentido de prevenção dos acidentes do trabalho e das doenças laborais.

A CIPA deve levantar os mapas de riscos anteriores, se houver, e as estatísticas de incidência de acidentes do trabalho para que as situações mais urgentes e suas respectivas medidas de segurança sejam estabelecidas de imediato.

O mapa de risco, uma vez pronto, deve atuar como um indicador de risco para que todos tenham ciência. No caso de empresas grandes que são divididas em setores, poderá ser necessário criar um mapa para cada setor para que os trabalhadores estejam cientes de suas participações em relação à prevenção de acidentes.

Os mapas deverão ser afixados em locais de fácil acesso aos trabalhadores e também deverão servir de estímulo para debates sobre como aumentar a segurança dos trabalhadores e tornar a equipe mais cuidadosa ao exercer as funções em determinados locais.

Caso a CIPA acredite ser necessário, ela poderá contar com a colaboração de um médico do trabalho ou outro profissional habilitado e capacitado para auxiliá-los na identificação dos riscos e na criação dos mapas.

 

A prevenção ainda é a melhor medida de segurança

O mapa de risco, bem como todas as medidas descritas nas normas regulamentadoras de segurança do trabalho, tem como principal objetivo a redução ou eliminação da incidência dos acidentes no ambiente de trabalho e das doenças laborais.

É importante lembrar que a segurança no ambiente do trabalho não é só do empregador. Os trabalhadores devem fazer sua parte não só na prevenção em si, mas também na análise, indicação e na criação de soluções que tornem o local de trabalho um ambiente seguro para todos.