EPI - O que é, Porque usar e qual a Importância

EPI Instituto SCImportância do uso do EPI

É possível afirmar que a importância do uso do EPI corresponde a 50% da eficácia das medidas de segurança e proteção para os trabalhadores que exercem funções nos locais dispostos nas normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho.
A segurança e bem estar desses trabalhadores depende de deveres e direitos que tanto os empregadores como os próprios trabalhadores precisam cumprir para que a incidência de acidentes no trabalho tenham suas incidências diminuídas e até eliminadas.

Sendo assim, o EPI (equipamento de proteção individual) deve ser usado em todas as situações dispostas nas normas regulamentadoras.

O que é EPI?

Como o próprio nome diz, EPI corresponde a todo equipamento de proteção individual que o trabalhador deverá utilizar para exercer suas funções diárias.
As funções principais do uso do EPI é garantir a integridade física do trabalhador, bem como protegê-lo das doenças oriundas do seu trabalho.
Os equipamentos de proteção individual para cada função serão determinados após a realização de uma análise de risco feita por um técnico em segurança do trabalho.
Da parte do empregador, o trabalhador tem direito a receber seu EPI em condições adequadas de uso. Além disso, o empregador tem como dever realizar testes e substituições periódicas dos equipamentos que não apresentam mais condições de uso, o que pode colocar a vida do trabalhador em risco.
São considerados EPI: vestimentas especiais com propriedades térmicas, impermeáveis ou que não se queimem com facilidade, luvas, capacetes, botas, óculos, cinturões e tudo o que a função do trabalhador exija de acordo com a sua respectiva norma regulamentadora.
Trabalhando em conjunto, empregador e trabalhador desenvolvem uma relação de confiança e de otimização na realização dos serviços.

 

Por que usar o EPI?

Pode-se resumir a importância do uso do EPI na proteção individual de cada trabalhador com o intuito de reduzir ou até eliminar quaisquer riscos ou ameaças que advenham do exercício da sua profissão.
A variedade de tipos de equipamentos de proteção individual também foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho por meio de uma norma regulamentadora NR6.
A NR6 ainda dispõe o dever do empregador em providenciar, gratuitamente, todos os EPIs que o trabalhador necessita para cumprir suas funções com segurança e proteção.
Está disposto na norma regulamentadora 6, também, a obrigação que os trabalhadores têm de usar os equipamentos para proteção individual fornecidos gratuitamente e que sejam designados supervisores para que fiscalizem o uso dos EPIs durante o expediente.
Os supervisores também devem estar aptos a orientar os trabalhadores quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual para que suas aplicações sejam eficientes.

O uso do EPI: bom para o empregador e para o empregado

O uso dos equipamentos de proteção individual também é de extrema importância para o empregador e o empregado no sentido de garantirem condições de trabalho favoráveis, para garantir a diminuição de acidentes de trabalho e para estreitar a relação de confiança entre empresa e colaborador.

Dessa maneira, o empregador garante que seus serviços sejam prestados da melhor maneira  possível e que seu trabalhador se encontra protegido e satisfeito com suas condições de trabalho.