Treinamento em
Segurança do Trabalho
Blog


Categorias
Nossos Cursos
Estados

EPI - O que é, Porque usar e qual a Importância

11 / Fev - - Categoria: NR 06 EPI


EPI Instituto SC

Importância do uso do EPI

É possível afirmar que a importância do uso do EPI corresponde a 50% da eficácia das medidas de segurança e proteção para os trabalhadores que exercem funções nos locais dispostos nas normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho.
A segurança e bem estar desses trabalhadores depende de deveres e direitos que tanto os empregadores como os próprios trabalhadores precisam cumprir para que a incidência de acidentes no trabalho tenham suas incidências diminuídas e até eliminadas.

Sendo assim, o EPI (equipamento de proteção individual) deve ser usado em todas as situações dispostas nas normas regulamentadoras.

O que é EPI?

Como o próprio nome diz, EPI corresponde a todo equipamento de proteção individual que o trabalhador deverá utilizar para exercer suas funções diárias.
As funções principais do uso do EPI é garantir a integridade física do trabalhador, bem como protegê-lo das doenças oriundas do seu trabalho.
Os equipamentos de proteção individual para cada função serão determinados após a realização de uma análise de risco feita por um técnico em segurança do trabalho.
Da parte do empregador, o trabalhador tem direito a receber seu EPI em condições adequadas de uso. Além disso, o empregador tem como dever realizar testes e substituições periódicas dos equipamentos que não apresentam mais condições de uso, o que pode colocar a vida do trabalhador em risco.
São considerados EPI: vestimentas especiais com propriedades térmicas, impermeáveis ou que não se queimem com facilidade, luvas, capacetes, botas, óculos, cinturões e tudo o que a função do trabalhador exija de acordo com a sua respectiva norma regulamentadora.
Trabalhando em conjunto, empregador e trabalhador desenvolvem uma relação de confiança e de otimização na realização dos serviços.

 

Por que usar o EPI?

Pode-se resumir a importância do uso do EPI na proteção individual de cada trabalhador com o intuito de reduzir ou até eliminar quaisquer riscos ou ameaças que advenham do exercício da sua profissão.
A variedade de tipos de equipamentos de proteção individual também foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho por meio de uma norma regulamentadora NR6.
A NR6 ainda dispõe o dever do empregador em providenciar, gratuitamente, todos os EPIs que o trabalhador necessita para cumprir suas funções com segurança e proteção.
Está disposto na norma regulamentadora 6, também, a obrigação que os trabalhadores têm de usar os equipamentos para proteção individual fornecidos gratuitamente e que sejam designados supervisores para que fiscalizem o uso dos EPIs durante o expediente.
Os supervisores também devem estar aptos a orientar os trabalhadores quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual para que suas aplicações sejam eficientes.

O uso do EPI: bom para o empregador e para o empregado

O uso dos equipamentos de proteção individual também é de extrema importância para o empregador e o empregado no sentido de garantirem condições de trabalho favoráveis, para garantir a diminuição de acidentes de trabalho e para estreitar a relação de confiança entre empresa e colaborador.

Dessa maneira, o empregador garante que seus serviços sejam prestados da melhor maneira  possível e que seu trabalhador se encontra protegido e satisfeito com suas condições de trabalho.

 

Saiba a importância de usar botina de segurança

O objetivo principal do empregador deve ser dar andamento ao seu empreedimento registrando o menor número de acidentes possível. Orientando seus trabalhadores a usarem EPI's e inserir novas medidas de prevenção. Queda...

5 cuidados devemos ter com protetor auditivo

Cuidados com a protecao auditiva Algumas atividades oferecem mais riscos que outras aos trabalhadores, devido esse fato é importante que todos saibam a importância de usar equipamentos de proteção individual e coletiva. Entre os EPI's mais usados...

Qual a importância de usar proteção respiratória?

Protecao Respiratoria A Segurança do Trabalho é uma iniciativa que começa primeiro pelas instalações da empresa abrangendo setores, máquinas e só então é determinado se há necessidade do uso de...

Saiba as principais diferenças entre EPI e EPC

EPI EPC Para garantir a integridade física dos indivíduos as empresas devem investir em medidas de segurança que diminuam os riscos aos quais eles estão sujeitos. Tais medidas envolvem o uso de EPI - Equipamento de...

EPI - Porque usar equipamento de proteção respiratória

Protecao respitoria EPIs O ar que respiramos todos os dias contém diversas substâncias as quais não conseguimos perceber normalmente, no entanto, quando realizamos uma atividade profissional e ela oferece riscos à nossa saúde é...

EPI - Protetor auricular para que serve

EPI - Protetor Auricular Uma das medidas para a realização de um trabalho mais seguro é o uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual. Eles têm a função de proteger diversas partes do corpo como cabeça,...

A importância de utilizar o EPI

A importancia do EPI O EPI (Equipamento de proteção individual) é indispensável para proteger a saúde e a segurança do trabalhador. Entretanto, seu uso em muitas ocasiões é banalizado, pela ausência de...

O que é Certificado de Aprovação e sua importância

Certificado de aprovacao de EPIs Conforme determina A NR6, o uso de EPI's (equipamentos de proteção individual) é obrigatório na realização de diversas atividades. Eles têm como objetivo principal proteger o indivíduo e...

NR6 determina o uso de EPIs e garante maior segurança

Uso de EPIs - Instituto SC Acidentes de trabalho ocorrem quando não são tomados os cuidados necessários ao realizar determinada atividade, quando a empresa possui uma equipe sem formação adequada, e também quando os...

O que são EPCs (Equipamentos de proteção coletiva) e para que servem?

O que sao EPCs - Instituto SC Diversos seguimentos de mercado, como a indústria, o comércio, entre outros, possuem atividades que oferecem riscos aos seus trabalhadores, grande parte das tarefas exige que o trabalhador tenha formação técnica na...

Curso EPI - NR6 responsabilidades do empregado-empregador

Usar botas de segurança reduz risco de acidente

A importância do uso de EPIs para reduzir acidentes

Porque é importante fazer uso de EPIs?

Por que utilizar proteção respiratória?

O que é NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual?

Quando utilizar EPIs?

EPI - O que é, Porque usar e qual a Importância

Uso e Importância de Equipamentos de Proteção

Porque Usar Equipamentos de Proteção Individual?

Uso de EPIs reduz consideravelmente risco de acidentes

NR 06 - Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Porque as pessoas não gostam de usar EPIs?

Nossos Cursos