Direção Defensiva: O Que É, Quais os Tipos e Princípios Básicos!

Hoje em dia, as pessoas podem encontrar veículos desenvolvidos com alta tecnologia. Um grande exemplo disso são os carros automáticos, que facilitam bastante a condução. Mas, claro, isso ainda não é o suficiente para ter segurança. O ideal mesmo é entender o que é direção defensiva e apostar nisso. 

Você já ouviu falar sobre isso? Se ainda não, tudo bem, não precisa se preocupar! 

Neste conteúdo, o Instituto Santa Catarina Treinamentos traz todos os detalhes sobre o assunto. Você vai descobrir desde o que significa a direção defensiva até os princípios básicos dela. 

Continue a leitura, descubra as informações e tenha mais tranquilidade no volante!

O Que É Direção Defensiva?

o que e direcao defensiva

A direção defensiva é o ato de conduzir o veículo com cautela e segurança. Isso para evitar acidentes causados tanto por condições adversas quanto pelas ações inadequadas de outros condutores. 

Já para adotar essa postura, é importante que a pessoa pense sempre preventivamente. Há sempre maneiras que podem ser adotadas a fim de evitar acidentes

Por exemplo, o motorista pode evitar infrações de trânsito, tratar todas as outras pessoas (envolvidas no tráfego) com educação e gentileza. 

Além disso, estar atento às condições e limites do veículo e respeitar as condições adversas

Quais os Tipos de Direção?

Dito o que é direção defensiva, podemos explicar as distinções de categorias relacionadas à direção no geral. São elas:  

Direção Defensiva

Bom, no parágrafo anterior, já vimos o que é direção defensiva: basicamente dirigir de forma preventiva. 

Ou seja, sempre pensar e agir para que qualquer tipo de acidente possa ser descartado. 

Um exemplo: antes de pegar estrada, verificar quais são as condições da mesma. Se ela estiver em obras ou, ainda, se tiver engarrafamento, o motorista pega um caminho alternativo.

Direção Corretiva

Já a direção corretiva, como o próprio termo adianta, é o ato de conduzir o veículo da melhor forma quando se está em situação problemática. 

Então, vamos supor que, no meio do caminho, começou a chover fortemente. O mau tempo passa a impedir a visão do motorista. 

Ele, ao invés de seguir viagem (o que pode causar um acidente), resolve parar no acostamento e esperar o tempo melhorar. 

Quais os Princípios Básicos da Direção Defensiva?

o que e direcao defensiva isc treinamentos

Abaixo, você confere os cinco princípios básicos da direção defensiva. Alguns fatores são até mais simples do que se imagina. 

Veja quais são eles:

Conhecimento

O primeiro pilar a respeito do que é direção defensiva é o conhecimento. E nada melhor para isso do que o Código de Trânsito Brasileiro. 

Durante o processo para tirar a carteira de motorista, todas as pessoas estudam parte da cartilha. Mas, claro, você pode ir muito mais a fundo. 
Quanto mais conhecimentos tiver sobre as leis, normas e direitos no trânsito, mais poderá tomar uma atitude preventiva diante das situações. 

Atenção

Em seguida, vem o fator da atenção. Isso significa que o condutor do veículo precisar estar focado na direção mesmo. 

Por isso, deve-se evitar o uso de celular durante o percurso (uma distração muito comum nos dias de hoje), além de muita conversa, som alto demais e qualquer outro tipo de fator que possa causar distração. 

Também vale ressaltar que a atenção deve ser quanto às condições da via (rua ou estrada), clima (se está chovendo ou não) e ação de outros condutores. 

Habilidade

É claro que a habilidade também é um ponto muito importante dentro do assunto sobre o que é direção defensiva. 

Mas, afinal, o que significa ser hábil? Trata-se da capacidade de manusear o veículo perfeitamente, ou seja, entender e dominar todas as funções dele. 
Muito além disso, também é fundamental conseguir fazer todo o tipo de manobra: curvas, ultrapassagens, fora conseguir estacionar em todo tipo de vaga. 

Lembrando que a habilidade é ainda mais essencial para motoristas profissionais, já que eles podem enfrentar situações mais desafiadoras no dia a dia. Então, todo o conhecimento sobre direção segura é útil a esses profissionais.

Quanto à habilidade, é claro que ela também depende de bastante prática. Então, não deixe de estudar e colocar os ensinamentos em ação. 

Previsão

A previsão não quer dizer que você tenha que adivinhar absolutamente tudo o que vai acontecer no trânsito, até porque ninguém tem esse poder, não é mesmo? 
 

A questão aqui é assumir uma atitude preventiva mesmo, o interessante é que isso é possível por meio de ações bem simples. 
Por exemplo, o condutor antes de viajar, não só pode como deve calibrar os pneus, limpar o para-brisa e abastecer o carro. 


Esses passos básicos já evitam muitos tipos de acidentes e outros dilemas. 
Nunca se esqueça de que a revisão do veículo também é um ponto crucial para a segurança do motorista, dos passageiros e de terceiros. 

Decisão

É comum que, durante a direção, o condutor precise tomar grandes decisões. Isso pode acontecer, por exemplo, diante de uma situação de perigo de acidente. 

Qualquer tomada de decisão precisa ser embasa nas possibilidades do momento, claro, e que de acordo com o que é permitido no Código de Trânsito Brasileiro. Também levando sempre em consideração as limitações da via. 

Sendo assim, o melhor que você pode fazer para ter sempre decisões assertivas é buscar mais conhecimento (tanto teórico quanto prático). 

Mantenha as suas certificações em dia! 

Saiba mais sobre o curso Direção Defensiva do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

Neste conteúdo do Instituto Santa Catarina, você viu que o que é direção defensiva, o ato de prevenir acidentes em ruas e estradas. 
A ação preventiva é possível por meio de várias medidas ligadas a conhecimento, atenção, habilidade, previsão e decisão. 

Para absorver todos esses fatores, também é essencial estudar constantemente, além de colocar os pontos possíveis em prática. 
Então, reveja tudo o que foi explicado por aqui e, sempre que puder, busque mais informações e conhecimentos. 

Nesse sentido, o curso do Instituto Santa Catarina, sem dúvidas, te proporcionará tudo o que é necessário. 
Quanto mais souber sobre condução e trânsito, mais seguro você poderá ficar, além de deixar outras pessoas seguras, também.