Curso NR 33: Cuidados ao trabalhar em espaços confinados

NR 33 - Os cuidados ao trabalhar em espacos confinadosGrande parte das atividades realizadas pelas indústrias requer que os funcionários tenham acesso a espaços confinados, isso exige que esses locais ofereçam segurança e garantam a integridade física do trabalhador.

Inúmeras empresas possuem espaços confinados, entre elas as de processamento de alimentos, metalúrgicas, serviços de gás, água, telefonia, indústria naval, construção civil, etc.

Espaço confinado é caracterizado como um ambiente difícil em questões de acesso,  segurança, execução de atividades, entrada/saída, e também resgate. Devido essas dificuldades é preciso que a empresa ofereça condições de segurança, o trabalhador receba treinamento adequado e equipamentos de segurança conforme sua atividade, e ambos, empregador e empregado estejam preparados para as mais diversas situações.

É importante lembrar que antes de iniciar os trabalhos é necessária a APR (Análise Preliminar de Risco), túneis, poços, silos, caixas de água, etc., precisam passar por verificação, caso seja notada alguma irregularidade, os trabalhos deverão ser adiados ou cancelados.

Outro fator importante é com relação a quem deve ou não adentrar esses locais, conforme orientações da NR 33 somente trabalhador autorizado pode entrar e trabalhar, assim como o responsável por ficar do lado de fora e monitorar qualquer situação adversa durante os trabalhos.

Em espaços confinados o trabalhador está sujeito a diversos riscos: quedas; ruídos; vibração; alta/baixa temperatura; soterramentos; choques elétricos;  incêndios; explosões; etc.

Para minimizar o risco de acidentes é importante que se conheça o ambiente de trabalho, estude acidentes que já ocorreram, desenvolva novas medidas de segurança e que elas sejam implementadas, para que assim a empresa se torne mais segura.

Um profissional certificado também influencia no resultado final do trabalho, pois possuindo conhecimento técnico pode oferecer um trabalho melhor, sabe usar os equipamentos de segurança, além de cooperar para a cultura de segurança organizacional.

A NR 33 é oferecida pelo ISC em sua grade de cursos, podendo ser feito presencial e à distância. Se você busca formação para seus funcionários, entre em contato conosco e solicite mais informações, estamos prontos para atendê-lo.