
O PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um programa que tem por objetivo promover e preservar a saúde e integridade do indivíduo no ambiente de trabalho, e foi estabelecido pela NR 7.
Conforme Ministério do Trabalho e a legislação em vigor, todas as empresas têm obrigação de implantar esse programa, de modo a contribuir para a integridade física de seus colaboradores.
A NR-07 não indica nenhum formulário ou modelo padrão para elaboração do PCMSO, cabendo ao profissional incumbido desta tarefa, desenvolvê-lo de acordo com a estrutura mínima prevista nesta Norma Regulamentadora e de acordo com o tipo de atividade de cada departamento da empresa.
É fato que as características mudam de empresa para empresa, um programa que é utilizado em um porto, com certeza não poderá ser reaproveitado numa confeitaria, e assim por diante. O programa precisa ser desenvolvido com base nas informações coletadas na própria empresa, nas áreas de risco, nas lesões que possam ocorrer, etc.
No PCMSO são definidas as ações a serem tomadas pela empresa para preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, dentre as quais a realização dos exames médicos clínicos e complementares, de acordo com os riscos reconhecidos no PPRA.
Em função das atividades que o colaborador irá desempenhar, é preciso que o mesmo faça alguns exames, tais como o de admissão, mudança de função, retorno ao trabalho, sempre avaliando o estado de saúde mental e físico, e autorizando o mesmo continuar seu trabalho.
O trabalho em si envolve desde atividades rotineiras, até aquelas capazes de causar danos, as quais podem prejudicar o ser humano causando dores de cabeça, nas costas, irritação nos olhos, lesões por esforço repetitivo, alergias, queimaduras, em alguns ambientes onde a pressão é constante pode gerar depressão, stress, falta de apetite, insônia, entre outros.
É importante que a empresa faça um diagnóstico e levante as causas mais prováveis de acidentes ou risco deles acontecerem, e assim criar estratégias eficientes para diminuir ou sanar sua ocorrência.
Medidas como mudança no layout de cada ambiente, uso de EPIs, limpeza, organização, higiene pessoal, harmonia, divisão igualitária de tarefas, todos esses fatores colaboram para alcançar uma melhor qualidade de vida no trabalho.
O resultado esperado é que a organização conheça os riscos pertinentes aos seus processos, adote medidas para eliminação, minimização, monitoramento ou controle periódico dos riscos e implante a cultura de segurança com vistas à qualidade de vida do trabalhador.
É necessário que todos estejam unidos e conscientes com relação ao ambiente de trabalho, além das informações levantadas pela equipe de Segurança do Trabalho, as medidas sejam colocadas em prática e os resultados sejam mensurados, desta forma será possível mensurar se os acidentes estão realmente diminuindo.
O ISC comprometido com a qualidade da formação de seus alunos, desenvolveu uma nova plataforma de estudo, muito mais dinâmica e fácil de compreender. Se você ainda não conhece, acesse nosso site e saiba mais detalhes. Você empresa que busca formação para seus funcionários, solicite orçamento sem compromisso, estamos prontos a atendê-los.