Como a Ergonomia Pode Melhorar o Desempenho da Sua Empresa

Curso de ErgonomiaA Ergonomia é responsável por estudar e analisar o ambiente de trabalho, de forma a oferecer ao funcionário um local melhor para que o mesmo possa desenvolver suas atividades. É fato que a maneira como os móveis estão dispostos em cada área, as atividades realizadas e a quantidade de peso carregada podem com o tempo causar lesões e afastamentos.

Sendo assim, é preciso que cada departamento seja analisado de forma individual, e adaptado para melhorar as condições de trabalho. O funcionário pode sofrer de dores nas costas, dor de cabeça, lesões por esforço repetitivo, câimbras, formigamento, todos causados pela falta de atenção no momento em dispor os móveis, localização das máquinas, posição do monitor, descanso para os pés, iluminação, temperatura, entre outros.

Quem executa atividades como telefonista, secretária, telemarketing, é importante que a carga horária de 6 horas seja respeitada, assim como os intervalos para descanso. É importante que intercale o uso do telefone nos dois ouvidos para que um não sofra mais danos que o outro.

A Ergonomia pode ser aplicada de diversas formas:

1. O principal objetivo em atividades onde os funcionários carregam muito peso é evitar cansaço indevido, onde é usada uma grande quantidade de energia.

2. Outro item importante é a forma como o funcionário carrega caixas, pesos, e demais cargas. É necessário que esteja ciente da postura das costas, das pernas, dos braços, um caminhão não pode ser descarregado de qualquer maneira, é preciso prestar atenção no peso, na dimensão das caixas, e a distância até onde será alocada.

3. Os postos de trabalho também precisam ser planejados, como por exemplo: altura da cadeira, descanso para os pés, altura do monitor, altura da mesa, todos esses fatores influenciam diretamente na resposta que o corpo envia e consequentemente na qualidade do trabalho.

4. É muito comum encontrar diversos erros no ambiente de trabalho, sendo assim, faz-se necessário que haja uma equipe preocupada em avaliar os danos causados aos funcionários. Por não ser uma área obrigatória na empresa, é necessário que outros profissionais estejam alinhados e determinem quais medidas serão tomadas. Entre os profissionais que podem melhorar o ambiente estão: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, gerente, supervisor, terapeuta ocupacional, entre outros.

A Ergonomia pode ser abordada dentro da empresa de duas formas, primeiro com a adequação do espaço de trabalho, oferecendo um ambiente seguro e agradável, no qual os funcionários desenvolvam suas atividades de forma a aumentar seu desempenho profissional, segundo com a mudança de cultura com relação às atitudes a serem adotadas  para evitar lesões, afastamentos, atestados e possíveis doenças do trabalho.

A Ergonomia quando aplicada corretamente permite que as atividades sejam desempenhadas sem causar stress, cansaço e de certa forma maior organização do ambiente em questão.

O ISC oferece em sua grade diversos cursos, entre eles Curso de Ergonomia. Seus funcionários trabalham de forma segura? Oferecem o resultado esperado? Acesse nosso site e obtenha mais informações sobre como melhorar o ambiente de sua empresa.