CIPA: quais as medidas de higiene devem ser adotadas no ambiente de trabalho?

As medidas de higiene do trabalho são fundamentais para a saúde dos funcionários. Assim sendo, veja a seguir mais informações sobre o assunto, e saiba como criar um ambiente de acordo com as exigências sanitárias para o bem-estar de todos.

Mas afinal, o que é higiene do trabalho?

As medidas que se referem a higiene do trabalho fazem parte da Norma Regulamentadora nº 24. Esses processos se diferenciam da segurança do trabalho, na medida em que se focam de forma específica nas condições sanitárias do local, a saber:

  • Limpeza adequada do ambiente com a higienização de pisos, estações de trabalho, sanitários e lavatórios;
  • Correto descarte do lixo produzido no dia a dia para evitar contaminações por fungos e bactérias;
  • Manter estoques e centros de distribuição organizados para evitar possíveis acidentes;
  • Armazenar corretamente os ingredientes que serão utilizados para preparar as refeições dos funcionários;
  • Manter limpo o local onde as refeições são servidas;
  • Promover um ambiente iluminado e ventilado para o trabalho;
  • Efetuar periodicamente a limpeza dos filtros de ar condicionado;
  • Garantir que os materiais de trabalho estejam em perfeitas condições de uso.

O papel da CIPA na higiene do trabalho

Há uma relação direta entre higiene ocupacional e segurança do trabalho, já que as duas visam o bem-estar do funcionário. A CIPA também desempenha um papel fundamental para garantir esses aspectos, pois estabelece diretrizes para um ambiente saudável.

Levando em consideração os atuais riscos que a falta de uma higienização adequada pode trazer para a saúde, essas medidas são ainda mais importantes. Por isso todas as empresas devem contar com processos de descontaminação, sanitização, desinfecção e eliminação da sujeira.

Na medida em que cada um faz a sua parte em prol da higiene do trabalho, os resultados são positivos para todos. Ter um ambiente limpo e salubre contribui para a saúde e o bem-estar de todos, evitando doenças ocupacionais e aumentando a produtividade da equipe.

Assim sendo, é importante seguir as diretrizes estabelecidas pela CIPA para a higienização e limpeza dos ambientes. Isso fará toda a diferença para os trabalhadores de forma coletiva.

Gostou deste artigo? Então que tal aprofundar seus conhecimentos sobre saúde e medicina ocupacional? Conheça, por exemplo, os danos à saúde mais comuns relacionados à Ergonomia.