Bloqueio e etiquetagem de fontes de energias perigosas

Bloqueio e EtiquetagemOs dispositivos de bloqueio e etiquetagem de energia servem para prevenir fisicamente a transmissão ou a liberação de energia, não se limitando a cortadores de circuitos elétricos, tendo ainda dispositivos para bloqueio de válvulas, chaves, registros, entre outros.

Cadeado de segurança

Esse item é uma fechadura portátil, numerada com o registro do empregado habilitado. Deve ser acoplado diretamente no equipamento a ser bloqueado (painel, válvula, etc). Pode ser também associado a um dispositivo de bloqueio como, por exemplo, dispositivo para múltiplos cadeados, cabos de aço, bloqueadores mecânicos, entre outros.

Cartão de travamento

No bloqueio e etiquetagem de energia faz-se o uso do cartão de travamento, que é um documento individual nominativo, que ajuda a identificar a energia bloqueada e, ainda, é o responsável pelo bloqueio.

Ações para travamento, bloqueio e acessos à fonte de energia

  • • Comunicação - Ordem de reparo ou serviço: Esta é uma solicitação formal feita pelo responsável do setor do equipamento e ou instalação, ao setor de manutenção, onde deve constar o tipo de equipamento, localização e as energias a serem bloqueadas.
  • • Análise - Com base na ordem de serviço ou reparo, o responsável pela manutenção, em conjunto com o responsável do setor solicitante, devem analisar todos os riscos existentes e determinar as recomendações de segurança que devem ser aplicadas para a execução do serviço.
  • • Bloqueio e etiquetagem - Após realizadas as etapas citadas acima, é preciso fazer o bloqueio e etiquetagem da fonte de energia, que são realizados por:
  • a) Dispositivos específicos (flanges, cadeados de segurança, trava múltipla, etc.).
  • b) Cartão de travamento, do responsável pelo bloqueio.  
  • c) Dispositivo para múltiplos cadeados, quando mais de uma pessoa estiver envolvida no trabalho.                                

Quase ao fim...

Ao bloquear as energias é necessário fazer o teste de “ENERGIA ZERO”, para garantir a segurança do bloqueio. Os procedimentos e instrumentos para este teste serão definidos pelas áreas de manutenção de acordo com o tipo de energia.   

Depois de cumpridas todas as etapas anteriores, e inspeção final do local, o equipamento/instalação estará liberado para o início do serviço.

Ao fim de tudo, quando o reparo já for efetuado, é preciso que uma verificação seja feita em todos os sistemas de proteção. É importante verificar se todos estão em funcionamento e se o equipamento está seguro para voltar a operar. Em seguida serão retirados os dispositivos de bloqueio e cartões de travamento.