5 dicas para ter mais segurança no trânsito

Direcao defensiva Instituto SCA direção defensiva tem como objetivo orientar as pessoas para que dirijam com maior cuidado e assim possam minimizar os riscos de acidentes. Fatores como alta velocidade, falta de revisão, ultrapassagem perigosa, chuva, baixa iluminação, exigem que o condutor tenha conhecimento e esteja preparado para dirigir tanto na cidade como nas estradas.

O condutor deve manter uma postura para evitar acidentes, exigindo que ele seja atento e cauteloso, conhecendo seu veículo e dirigindo de maneira a prever situações adversas ou motoristas imprudentes no seu trajeto. Este motorista deve dirigir por si e pelos outros, sempre mantendo o maior nível de atenção, cuidando também com pedestres que surjam em seu caminho.

A direção defensiva prevê um trânsito melhor tendo como base algumas orientações, de forma que, se os condutores sempre segui-las, os acidentes serão em menor número.

Cinto de segurança

O cinto de segurança deve se tornar um hábito, não somente para o motorista, mas também para os demais passageiros. É importante que antes de iniciar uma viagem, ou trajeto por menor que seja tanto adultos como crianças estejam usando o cinto de segurança. Eles devem ser mantidos em ótimo estado, limpos, desenrolados, e fáceis de usar, devendo evitar que fiquem escondidos embaixo dos bancos.

Velocidade

Cada local tem sua própria velocidade permitida, no entanto, devido as condições climáticas ou adversas (obras na pista, vazamento de substâncias, etc) ela pode ser reduzida de maneira que exige atenção e cuidado por parte do condutor. É preciso ter bom senso ao dirigir e sempre analisar a situação em particular.

Distância segura

É preciso manter distância do carro que está na frente, de maneira que se houver necessidade de frear, seja possível com segurança. Se os veículos estiverem muito perto um do outro no momento da frenagem pode ocasionar acidente não somente entre os dois mas com outros que também estiverem na pista. O tempo para frear completamente depende de vários fatores, tais como a velocidade, as condições da pista, condições climáticas e condições do veículo.

Dirigir na chuva

Dirigir em dias normais já exige atenção do condutor, em dias de chuva esse cuidado deve ser ainda maior devido a baixa visibilidade e aderência do veículo na pista. Durante a chuva a pista fica escorregadia, é necessário então diminuir a velocidade e usar os freios com cuidado. Quanto maior a quantidade de chuva e água na estrada, menor deverá ser a velocidade e maior a distância entre os veículos, de forma que não ocorram acidentes.

Manutenção preventiva

Esse deve ser o primeiro item da lista. É de responsabilidade do condutor manter o veículo em perfeitas condições de uso, seja para trafegar dentro da cidade ou viajar. Deve-se verificar o combustível, pneus, faróis, amortecedores, freios, etc. É sempre melhor adiar uma viagem para que tudo esteja em ordem do que lamentar um acidente após ocorrido.

O Curso de Direção Defensiva orienta todos esses aspectos, preparando o condutor para dirigir com segurança e manter um trânsito livre de acidentes. Este curso é oferecido pelo ISC em sua grade, se você quer aumentar seu conhecimento e agregar valor ao seu currículo, entre em contato conosco e solicite mais informações.