Tipos de caldeiras e prevenção de acidentes na utilização

Tipos de caldeirasComo muitos já sabem, a caldeira a vapor é um equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, com exceção dos refervedores e dos equipamentos similares, utilizados em unidades de processo.

Continue acompanhando nossa postagem de hoje e veja abaixo uma breve lista sobre os tipos de caldeiras que separamos especialmente para você.

Tipos de caldeiras

Toda caldeira deve ser agrupada em seu tipo principal, abaixo é possível conferir alguns exemplos, veja:

• Caldeiras flamotubulares

As caldeiras flamotubulares ou tubos de fogo são aquelas cujos gases quentes (formados pela combustão da fornalha) circulam no interior dos tubos. Dessa forma, agem transferindo calor para a água que os envolve externamente.

• Caldeiras aquotubulares

Nesse tipo de caldeira, os gases quentes envolvem os tubos que passam água no seu interior.

• Outras classificações

Existem outras classificações dos tipos de caldeiras em função do tipo de combustível, fluído, circulação de água, entre outros.

Prevenção de acidentes na utilização de caldeiras

É muito importante ressaltar que a prevenção de acidentes em uma caldeira deve ocorrer em todas as fases: projeto, instalação, operação, inspeção, manutenção, etc. Para tanto, as normas pertinentes, nacionais e internacionais, estabelecem procedimentos de segurança referentes a cada fase.

Com base em alguns artigos da CLT percebemos que eles determinam que as caldeiras devem possuir válvulas que evitem que seja ultrapassada a pressão interna do trabalho. Devem ser realizadas inspeções periódicas por engenheiros ou empresas especializadas inscritos no Ministério do Trabalho.

É válido lembrar que toda caldeira deve possuir prontuário. Tal prontuário deverá manter atualizados os registros de segurança; os projetos de instalação devem ser submetidos à aprovação prévia do órgão regional competente em matéria de segurança do trabalho.

Você costuma lidar com caldeiras? Conte-nos sobre suas experiências fazendo um breve comentário nesse post.