
Nosso artigo de hoje focará nas situações de risco no SEP (Sistema Elétrico de Potência). Antes de qualquer coisa é importante salientar que em todas as intervenções e instalações elétricas, devem ser adotadas medidas preventivas de controle de risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
Primeiramente vamos entender melhor o conceito de eletricidade. Continue acompanhando nossa postagem.
Conceito de eletricidade
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, é conhecida também como o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando há uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Essa passagem de corrente pode causar apenas um susto, mas também queimaduras, parada cardíaca ou até mesmo levar a óbito.
Fique alerta!
Os efeitos estimados da corrente elétrica contínua de 60 Hertz no organismo humano podem ser resumidos da seguinte forma:
Ao passar pelo corpo humano, a corrente elétrica pode causar os seguintes distúrbios:
- • Queimaduras profundas, o que pode provocar a necrose do tecido, ossos, músculos, órgãos, etc.;
- • Inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração, causando assim a parada respiratória;
- • Perturbação no sistema nervoso;
- • Alteração do sangue provocada por efeitos térmicos eletrolíticos da corrente elétrica;
- • Queimaduras superficiais com sequelas em vários órgãos do corpo humano, produzindo deficiências futuras como problemas renais, mentais, pulmonares, entre outros;
- • Alteração no ritmo cardíaco podendo produzir fibrilação ventricular e consequentemente a parada cardíaca.
É muito importante lembrar que o choque elétrico é um dos agentes mais perigosos existentes, uma vez que suas consequências são em muitas ocasiões irreversíveis.
Uma das maneiras de se prevenir é ficar por dentro do assunto. Que tal iniciar ainda hoje um curso de NR 10 básico?