NR 06 - Equipamento de Proteção Individual (EPI)

6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Equipamentos de proteção são aqueles dispositivos usados de forma individual que tem por objetivo proteger o funcionário de riscos durante a realização de suas atividades.

A empresa é responsável por fornecer equipamentos que estejam em boas condições para seus funcionários, assim como exigir seu uso, fornecer somente equipamentos aprovados pelo INMETRO, orientar e treinar sobre o uso adequado, substituir quando necessário, manter higienizados e o mais importante registrar quais equipamentos foram entregues ao funcionário.

Em algumas funções o uso de equipamentos é desconfortável, pois pode diminuir o ritmo das atividades, sendo necessário mais tempo do que o normal. Num abatedouro por exemplo, é necessário o uso de botas, macacão, protetor auricular, óculos especial e luvas, é preciso quase meia hora para estar pronto e iniciar as atividades, isso requer que o funcionário chegue mais cedo ao local de trabalho, ou perca alguns minutos a mais para se preparar.

Toda essa preparação pode desanimar alguns funcionários, que as vezes preferem trabalhar sem proteção, porém é importante salientar que a segurança é para o bem de todos, e quanto mais conscientizados estiverem, menor o risco de acidentes e afastamento das atividades.

A empresa como um todo e o RH precisam estar atentos e monitorar o uso dos dispositivos de segurança, fazendo vistorias semanais ou mensais, e fornecer treinamentos caso julgue necessário.

Cada atividade requer um tipo de equipamento diferente, sendo assim, se o funcionário mudar de departamento ou função, a empresa deverá fornecer os novos equipamentos e treiná-lo para tal.

Dessa forma percebemos que a segurança depende de todos, da empresa, do funcionário, e do cuidado ao realizar as atividades.

Todos os anos são registrados milhares de acidentes onde é constatado o mau uso dos equipamentos, negligência, ou simplesmente a falta deles, para minimizar esse número o ISC oferece o curso NR-06, quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais detalhes.

Clique aqui para fazer sua matrícula agora mesmo!

Conheça nossos cursos:
- Curso NR 10 Básico e SEP
- Curso NR 06 - EPIs
- Curso CIPA
- Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
- Curso NR 33 – Espaço Confinado
- Curso NR 35 – Trabalho em Altura
- Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
- Curso de Operador de Caldeiras
- Curso de Primeiros Socorros
- Curso Básico de Combate a Incêndio
- Curso de Operador de Ponte Rolante
- Curso de Manuseio de Produtos Químicos
e OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc