Santa Catarina é o 6º estado em acidentes de trabalho

Santa Catarina é considerado o 6º estado no ranking em acidentes de trabalho. As cidades com maior incidência são Joinville, Blumenau, Florianópolis, Chapecó e Itajaí. Entre as várias áreas que são afetadas estão transporte de carga, fábrica de móveis, supermercados, construção civil e frigoríficos.

Outro dado importante a ser mencionado é que a média catarinense de afastamentos é maior que a nacional, o que se agrava mais quando a estatística mostra que no estado a cada dois dias uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho.

Na maioria das atividades é necessário o uso de equipamentos de proteção, porém muitos funcionários resistem e acreditam que por conhecer bem sua função pode deixar de usá-los, o que se torna um grande erro.

Todos os dias são registrados milhares de acidentes os quais ocorrem devido a imprudência, tanto por parte de alguns empregadores, como por parte dos funcionários. Quando os acidentes são leves, como um corte, um escorregão, quedas de pequena altitude, o colaborador é atendido, medicado e em poucos dias retorna ao trabalho.

O que não acontece em casos mais graves, como do senhor que caiu de uma altura de 10 metros na cidade de Joinville, foi verificado que ele não usava capacete e nem cinto de segurança. Quando indagado, o mesmo respondeu que "não tinha necessidade". É perceptível que se tivesse usando EPI's mesmo se houvesse queda, os danos seriam menores.

Todos os anos o Ministério Público do Trabalho faz o levantamento dos dados registrados pelo INSS, os quais mostram que as causas mais prováveis de afastamento, entre as quais estão:

-Fraturas no pé
-Problemas nas articulações
-Transtornos depressivos
-Hemorragias (no caso de mulheres grávidas)
-Dores nas costas (por não sentar corretamente, ficar em pé muito tempo, etc)
-Depressão (causada por pressão e conflitos na empresa)
-Fratura na mão e punho
-Lesões nos ombros
-Fraturas na perna (por quedas)

Além do uso de equipamentos de proteção individual e em grupo, outras medidas simples também ajudam a prevenir e diminuir o risco de acidentes, tais como sentar corretamente na cadeira, conforme normas ergonômicas, se a função exige que fique sentado o dia inteiro, deve-se levantar e caminhar a cada 2 horas, participar da ginástica laboral quando oferecida pela empresa, manter apoio para os pés caso a cadeira seja muito alta, movimentar braços e punhos para evitar LER, exercitar cabeça e ombros para evitar tensão nos músculos das costas, entre outras.

O risco de acidente diminuirá drasticamente se adotarmos medidas em nosso dia a dia. Para auxiliar as empresas e também os trabalhadores, o Instituto Santa Catarina abrange todas as áreas quando o assunto é Segurança do Trabalho. Você pode implantar medidas como NR17 Ergonomia, criar uma Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), além de programas como PCMSO e PPRA. Acesse nosso site e solicite mais detalhes. Vamos juntos trabalhar para diminuir os números de acidentes.