Blog

Rotulagem de Produtos Químicos: Tudo o que precisa saber

13/08/2021 - - Categoria: nr-20



Você sabia que a rotulagem de produtos químicos deve fornecer informações sobre segurança, saúde e meio ambiente?

Isso é necessário porque certos produtos apresentam risco químico que podem causar danos físicos e prejudicar a saúde do indivíduo que o manipula.

Logo, todas as informações sobre os riscos devem estar claras e ser de fácil visualização nos rótulos. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é a rotulagem de produtos químicos?

A rotulagem de produtos químicos é uma forma de descrever as informações de perigo químico, assim como realizar a identificação deste produto.

Além disso, o rótulo também deve demonstrar as precauções necessárias a serem tomadas ao usar este produto.

Leia também: Riscos químicos no ambiente de trabalho: aprenda como evitá-los
 

A importância da rotulagem de produtos químicos

A importância da classificação e rotulagem de produtos químicos está relacionada à minimização de acidentes relacionados à saúde humana e ao meio ambiente.

Afinal, esses processos tornam o manuseio, armazenamento e transporte dessas substâncias mais seguros e conscientes.

Portanto, as empresas que concedem essas informações nos rótulos contribuem para a proteção do consumidor e reduzem os riscos ao meio ambiente.

Por outro lado, deixar de fornecer um rótulo de acordo com as normas regulamentadoras, como a NBR 14725-3, pode gerar situações de risco e prejuízos financeiros.

Alguns dos problemas que a empresa está sujeita a enfrentar ao não cumprir os padrões do mercado são: perda de clientes, multas,  não obtenção de certificados de qualidade e perda da competitividade no mercado. 

Como funciona a rotulagem de produtos químicos?

A rotulagem de produtos químicos deve identificar os perigosos de substâncias de forma clara e objetiva, com intuito de minimizar riscos de acidentes relacionados à exposição incorreta.

Por essa razão, os rótulos devem conter informações específicas, como: identificação do produto, composição química, frases de precaução, palavras de advertência, entre outras. Falaremos mais sobre o assunto no decorrer do texto.

Quais as principais normas para a rotulagem de reagentes químicos?

Existem três principais normas que abordam a rotulagem de produtos químicos. São elas:

  • NBR 14725 (Norma Brasileira aprovada pela ABNT): é uma norma que estabelece critérios quanto ao fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente relacionadas a produtos químicos;

  • GHS (Sistema Globalmente Harmonizado): é um sistema global adotado por várias legislações internacionais para identificar e classificar produtos químicos;

  • NR 26 (Norma Regulamentadora): é uma norma que visa a proteção dos trabalhadores contra os efeitos nocivos dos produtos químicos.

Quais são as classificações dos produtos químicos? 

Os produtos químicos são classificados de acordo com a identificação dos riscos que geram. Existem três categorias:

  • perigos físicos: como produtos explosivos, gases inflamáveis e corrosivos para metais;

  • perigos para a saúde: como toxicidade aguda e a sensibilização respiratória;

  • perigos para o meio ambiente: por exemplo, riscos ao meio aquático e à camada de ozônio.

Existe também a classificação da ONU (Organização das Nações Unidas), que separa os produtos químicos em 9 classes:

  • explosivos;

  • líquidos inflamáveis;

  • gases;

  • material radioativo;

  • sólidos inflamáveis;

  • substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;

  • substâncias corrosivas;

  • substâncias tóxicas e substâncias infectantes;

  • substâncias perigosas diversas.

quais sao as classificacoes dos produtos quimicos

O que deve conter no rótulo de um produto químico?

De acordo com a NBR 14725, o rótulo de um produto químico deve conter informações sobre segurança, saúde e meio ambiente. São elas:

Identificação do produto

Referente à identificação do fabricante e nome do produto. O nome do produto deve ser representado pelo seu nome comercial e também nome técnico. 

 

Além disso, na identificação do fabricante, o número de telefone de emergência do fornecedor deve ser incluído para suporte, indicando informações de saúde, incluindo toxicologia, segurança e informações ambientais.
 

Composição química

Deve indicar o nome do ingrediente ou impureza que gera o perigo da substância ou mistura, por meio do seu nome geral ou químico geral.
 

Pictograma de perigo

Eles estarão dispostos em um fundo branco com símbolos pretos e uma borda vermelha. Se não houver pacote de exportação, a borda ficará preta.

Exemplos desses pictogramas:

  • explosivo;

  • inflamável;

  • oxidante;

  • gás sobre pressão;

  • perigo.

Palavra de advertência

Indica o grau de perigo para alertar quem está lendo o rótulo. As palavras são: perigo, atenção e cuidado. Quando o rótulo já tiver uma palavra de advertência, não poderá ser apresentada outra.

Frases de precaução e perigo

Devem ser apresentadas por meio de códigos e estão relacionadas a riscos físicos e à saúde.

Contudo, deve ser evitada a redundância. Por exemplo, se já houver frases relacionadas a perigos no rótulo, não há necessidade de incluir frases diferentes com o mesmo significado.

Exemplos de frases de perigo:

  • H225 Líquidos e vapores altamente inflamáveis (para líquidos inflamáveis);

  • H272 Pode agravar um incêndio, comburente (para líquidos classificados como oxidantes);

  • H301 Tóxico se ingerido (para produtos classificados como Tóxico Agudo por via oral);

  • H314 Provoca queimadura severa à pele e dano aos olhos (para produtos corrisos);

  • H350 Pode provocar câncer (para produtos com potencial de provocar o desenvolvimento de câncer).

  • H400 Muito tóxico para os organismos aquáticos (para produtos tóxicos para o meio ambiente).

Exemplo de frases de precaução:

  • Geral: P101 Se for necessário consultar um médico, tenha em mãos a embalagem ou o rótulo;

  • Prevenção: P210 Mantenha afastado do calor, faísca, chama aberta, superfícies quentes. Não fume;

  • Resposta à emergência: P314 Em caso de mal-estar, consulte um médico ou P305 Em caso de contato com os olhos, enxágue cuidadosamente com água abundante;

  • Armazenamento: P405 Armazene em local fechado à chave;

  • Disposição: P502 Solicite informações ao fabricante/fornecedor sobre a recuperação e reciclagem.

Outras informações

Outras informações também podem ser adicionadas na rotulagem quando relevantes e complementares sobre o produto, por exemplo, as precauções e perigos.

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de NR 20 do Instituto Santa Catarina! 
 

Conclusão

Todo fornecedor deve se atentar à rotulagem de produtos químicos para minimizar acidentes relacionados à saúde humana e ao meio ambiente.

Além disso, para que o processo seja feito de forma correta, é imprescindível conhecer as normas relacionadas à produtos químicos e rotulagem, como NBR 14725 e NR 26!

 

Formas de Transmissão do Calor: Saiba as principais diferenças

Na Física, o calor, também chamada de energia calorífica, é um conceito que determina a troca de energia térmica entre dois corpos. Essa transmissão de energia tem finalidade de atingir o equilíbrio térmico. Assim, um corpo mais quente...

Rotulagem de Produtos Químicos: Tudo o que precisa saber

Você sabia que a rotulagem de produtos químicos deve fornecer informações sobre segurança, saúde e meio ambiente? Isso é necessário porque certos produtos apresentam risco químico que podem causar danos físicos e prejudicar a saúde do...

O que são Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas?

De acordo com a NR 10, por áreas classificadas entende-se todo o local com potencial de gerar uma atmosfera explosiva. Isso acontece porque neles há a presença de substâncias inflamáveis ou combustíveis que em contato com uma fonte de...

Benzeno: quais os perigos para a saúde do trabalhador?

O benzeno é uma substância tóxica e que está presente principalmente na gasolina, mas não apenas nela. Ele também está presente em materiais plásticos, detergentes e no carvão. Até mesmo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconheceu...

O que saber sobre incêndio com inflamáveis?

Mais importante do que saber apagar um fogo é saber preveni-lo. Por isso, a NR 20 estabelece as diretrizes para evitar incêndio com inflamáveis e líquidos combustíveis. Dessa forma, ela orienta sobre os requisitos mínimos para garantir a...

O que são líquidos inflamáveis segundo a NR 20?

Para entender o que são líquidos inflamáveis, é preciso estar por dentro das especificidades da Norma Regulamentadora nº 20  (NR 20). Afinal, é esse documento que estabelece os principais requisitos para gerir a saúde e a segurança dos...

Como evitar acidentes de trabalho com produtos inflamáveis

Sem dúvida produtos inflamáveis são bastante perigosos e oferecem riscos reais de acidentes. Assim sendo, em ambientes de trabalho que contam com estes materiais é preciso haver uma série de cuidados e medidas que contribuam com a...

Dicas para segurança em posto de combustível

Vivemos um momento da história jamais imaginado. É preciso cuidado indo à padaria, ao supermercado, ao trabalho, e mais ainda posto de combustível. Além do COVID-19 são necessários procedimentos que garantam a saúde e segurança não apenas...

Como diminuir riscos em Postos de Combustíveis?

Postos de Combustíveis oferecem diversos riscos ao trabalhador. Por esse motivo o Ministério do Trabalho exige que o empregado possua conhecimento na área e certificado. A NR 20 é a Norma Regulamentadora que orienta quanto a segurança em...

Como prevenir acidentes com inflamáveis?

A NR 20 - Segurança e Saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes...

5 dicas de segurança para quem trabalha em postos de combustível

A NR 20 - Inflamáveis e Combustíveis é a Norma Regulamentadora que determina as condições de segurança e saúde necessárias para quem trabalha em postos de combustível ou qualquer outra...

Como ocorrem as explosões?

A explosão é um fenômeno caracterizado pela liberação rápida de energia. A velocidade em que a energia é liberada distingue a explosão de um incêndio, apesar de não existir uma...

Saiba quais são os riscos de se trabalhar com inflamáveis 

Você sabe quais são os riscos de se trabalhar com inflamáveis? Acompanhe nossa matéria para saber mais sobre o assunto.  Os agentes químicos são produtos ou substâncias que possam penetrar no...

Quais os efeitos da exposição ao benzeno para a saúde 

No post de hoje você saberá como o benzeno pode afetar a sua saúde. O benzeno é um produto extremamente tóxico principalmente para o sistema formador de sangue, além disso, pode causar câncer. Continue...

O que é importante saber sobre Líquidos combustíveis (NR20)

A NR20 diz que líquido combustível é todo aquele que possui ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC. Os tanques de armazenagem de líquidos combustíveis serão...

Permissão para trabalho com inflamáveis na NR20

A permissão de trabalho na NR20 é uma autorização formal e compartilhada, que é obtida através de um planejamento, para a execução de uma determinada atividade não rotineira. Essa...

Antiga NR20 x NR20 atualizada

A antiga NR20 previa a segurança baseada em distâncias, era defasada no estado da arte, uma vez que não tinha o caráter de sistema de gestão. Além disso, era ineficaz na prevenção de acidentes...

Permissão para trabalho com inflamáveis na NR20

A NR20 define como líquido inflamável todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm² absoluta a 37,7 ºC (trinta e sete...

Treinamento de NR20

Muitos trabalhadores ou profissionais da área ainda têm dúvidas sobre como funciona o treinamento de NR20. Nesse post vamos explicar brevemente alguns conceitos da Norma e falaremos um pouco sobre o treinamento. Não deixe...

NR 20 - Portaria 872 - O que mudou?

No dia 06/07/2017 o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, emitiu a Portaria nº 872 onde aprova as diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino à distância (EaD) e...

Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis (NR20)

A NR20 sofreu algumas mudanças consideráveis, portanto as empresas devem seguir a Norma atualizada, que tem como objetivo ampliar o controle sobre gestão de saúde e segurança do trabalho em empresas que fazem o uso...

Riscos do trabalho com benzeno

Nem todo mundo sabe, mas o benzeno é um líquido incolor, que possui um aroma levemente adocicado e, além disso, é altamente inflamável, o que o torna extremamente perigoso à saúde humana. Quando...

NR 20 líquidos combustíveis e inflamáveis

Segundo algumas definições contidas na NR 20, os líquidos inflamáveis são aqueles que possuem ponto de fulgor maior ou igual a 60ºC. Os gases inflamáveis são aqueles que inflamam com o ar a...

Saiba mais sobre as mudanças na NR 20

A NR 20 é a Norma Regulamentadora que determina condições de Segurança em locais que trabalham com líquidos inflamáveis e combustíveis, como por exemplo postos de gasolina. Acidentes ocasionados por...

Entendendo mais sobre a NR20

Você sabia que no Brasil são comercializados cerca de 350 milhões litros de combustíveis por dia? Esse volume gera um faturamento equivalente a mais de 5% do PIB do país, o que deixa claro o quanto esse setor...

NR20 - Orientações ao manipular produtos inflamáveis

A NR20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis foi criada para estabelecer as condições de trabalho adequadas para um trabalho seguro, de forma a zelar pela integridade física...

NR 20 Armazenar com segurança combustíveis líquidos inflamáveis

Grande parte das empresas e/ou indústrias realizam a compra de líquidos inflamáveis em grandes tambores o que exige conhecimento técnico sobre manuseio e armazenamento. É fato que em muitas...

O que é NR 20?

Segurança com Líquidos Combustíveis e Inflamáveis Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de...

Segurança no manuseio de combustíveis e inflamáveis

A NR 20 trata das definições e dos aspectos de segurança envolvendo as atividades com líquidos inflamáveis e combustíveis, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outros gases...

NR 20 Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e...

Ministério Público do Trabalho investigará postos que não seguirem as regras da NR-20




Categorias

Nossos Cursos

Estados