Quando utilizar EPIs?

Quando utilizar EPIsO que são EPI's (Equipamentos de Proteção Individual)?

São equipamentos projetados para serem usados pelo trabalhador para protegê-lo contra um ou mais riscos que possam ameaçar a sua segurança ou saúde, bem como qualquer complemento ou acessório destinado para essa finalidade.  

Essa definição exclui:  

  • - roupas de trabalho e uniformes que não sejam especificamente concebidas para proteger a saúde ou a integridade física do trabalhador;
  • - equipamentos dos serviços de socorro e salvamento;
  • - equipamentos de proteção individual dos militares, da polícia e das pessoas a serviço da aplicação da lei;
  • - equipamentos de proteção individual nos meios de transporte por estrada;
  • - equipamentos de esportes;  
  • - materiais de auto-defesa ou de dissuasão;
  • - dispositivos portáteis para detecção e sinalização de riscos e fatores de perturbação.

Equipamentos de proteção individual proporcionam uma proteção eficaz contra os riscos que motivam a sua utilização, sem supor-se ou provocar riscos adicionais ou desconforto desnecessário. Para esse efeito, devem:

  • - responder a condições de trabalho existentes;
  • - levar em conta a anatomia e condições fisiológicas e estado de saúde de cada trabalhador;
  • - adequar-se ao usuário, conforme suas características.

A escolha dos equipamentos deve ser feita por pessoal treinado e exige amplo conhecimento dos riscos potenciais do trabalho e do seu ambiente, tendo em conta a participação e colaboração do trabalhador que será primordial. Para ter em conta as diferentes variações individuais na morfologia do pé, da cabeça, das mãos, os equipamentos devem ser apresentados de formas, larguras e números diferentes.

É o empregador quem decide o equipamento que deve ser usado ou não em cada tarefa, e tem o dever de monitorar a utilização adequada. Se o trabalhador não usar, o empregador deve tomar as medidas disciplinares apropriadas no campo de trabalho.

É importante que os funcionários tenham consciência da importância de usar os equipamentos de segurança todos os dias na realização de suas atividades, desta forma irão colaborar para a diminuição dos acidentes no ambiente de trabalho.

O ISC tem como objetivo oferecer a melhor estrutura e formação na área de Segurança do Trabalho, tendo em sua grade de Cursos Online, mais de 35 cursos na área. sendo assim, você pode entrar em contato conosco e solicitar informação sobre qualquer um de nossos cursos, estamos preparados para atendê-lo.