Quais os benefícios da Sinalização de Segurança no chão de fábrica?

A sinalização de segurança é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho adequado. Essa diretriz faz parte da NR 26, que determina fatores visuais para prevenção de acidentes, além outros aspectos. Assim sendo, veja os principais benefícios de seguir seus parâmetros para evitar acidentes na fábrica.

Recomendações da NR 26 sobre sinalização de segurança

A Norma Regulamentadora 26 abrange os principais aspectos de sinalização de segurança para os funcionários. Suas diretrizes são muito importantes para melhorar as condições de trabalho dentro das indústrias. Entre suas principais determinações se destacam:

  • Uso de cores para indicar riscos à saúde do profissional no ambiente de trabalho;
  • Rótulos que identifiquem produtos químicos perigosos e nocivos ao trabalhador;
  • Delimitação de áreas e exibição de tubulações que conduzam gases e líquidos nocivos;
  • Demais advertências que possam significar perigo na manipulação de algo.

Benefícios da sinalização de segurança

Além de alertar perigos para a integridade física do trabalhador, a rotulagem preventiva também oferece outros benefícios, a saber:

Organização do ambiente de trabalho

A sinalização de segurança adequada permite aos funcionários conseguirem desempenhar suas funções de forma segura e organizada.

Informações para visitantes

Além disso, o uso de cores e placas indicativas também é fundamental para guiar visitantes que estejam em ambientes onde possa haver perigo de alguma forma.

Indicação do tipo de perigo

Ademais, a rotulagem preventiva proposta pela NR 26 pode informar a respeito de locais onde haja presença de perigos como eletricidade, toxicidade, risco de incêndio, entre outros.

Outras considerações importantes

Além de tudo o que já foi exposto anteriormente, a NR 26 também abrange outras sinalizações para o ambiente trabalho. Entre elas, destacam-se as saídas de emergência e extintores de incêndio, por exemplo.

Assim sendo, essa norma regulamentadora se constitui como ótima alternativa para proteger a saúde e a vida do trabalhador durante suas atividades. Entretanto, para que isso seja possível, o uso de cores deve ser o menor possível para evitar distrações que possam causar acidentes, além de confusão e fadiga ao profissional.

Além disso, cabe ainda ressaltar que a sinalização de segurança não substitui o uso de EPIs e outras formas de prevenção de acidentes de trabalho. E por falar em EPI, saiba quais equipamentos de proteção coletiva usar ao trabalhar com instalações elétricas.