Porque Usar Equipamentos de Proteção Individual?

Porque Usar EPI?Por que usar EPI's (Equipamentos de Proteção Individual)?

A tarefa fundamental do profissional em segurança do trabalho pode ser resumida em poucas palavras: contribuir para minimizar, isolar ou eliminar os riscos ocupacionais. Mas estas poucas palavras contêm muitos conceitos importantes, os quais serão explicados abaixo:

1) O que é um risco ocupacional?

Um risco ocupacional é 'a probabilidade de que se produzam efeitos adversos sobre a saúde física ou mental de um ou vários indivíduos, pela exposição a condições de trabalho ou ambiente de trabalho específicos.'

2) Qual é o resultado dessa exposição?

Existem três possíveis consequências do fruto desta exposição:
a) doenças relacionadas ao trabalho
b) doenças ocupacionais
c) acidentes de trabalho.

3) Como os riscos no local de trabalho são classificados?

Os riscos ocupacionais são agrupados em 4 grupos principais, a saber:

a) Os riscos estruturais: estão agrupados aqui todos os riscos associados com: projeto e construção de instalações, máquinas e ferramentas utilizadas nos processos de produção. Exemplos desses riscos incluem: risco de incêndio, risco de choque elétrico, má ventilação, risco de falta de iluminação, etc.

b) Os riscos ambientais: estes são os riscos relacionados com exposição a um elemento contaminante presente no local de trabalho. Não confundir poluente com substância tóxica. A substância tóxica é um tipo de poluente, mas não é o único. Em termos gerais, um poluente é 'Uma substância química ou uma energia ou um ser vivo presente em um meio, significa que em quantidade, concentração, intensidade suficiente, pode afetar a saúde'

c) Os riscos relacionados com a carga de trabalho: os riscos são determinados pelas exigências físicas e mentais que o trabalho exige. No aspecto físico que tem a ver com a postura, cargas e movimentos repetitivos realizados pelo trabalhador e podem tornar-se doenças relacionadas ou ocupacionais. Exemplos clássicos são dores nas costas, tendinite, LER, etc. No aspecto mental tem a ver com o grau de automação do trabalho realizado, o nível de atenção necessária, exigências, etc.

d) Os riscos psicossociais: são talvez os mais negligenciados, mas não menos importantes. Eles lidam com aspectos globais da organização da empresa. Podemos incluir neste grupo os aspectos que têm a ver com a comunicação entre a empresa e seus funcionários, o estilo de condução da empresa e a pressão psicológica, entre outros.

Os Equipamentos de Proteção Individual não são os únicos meios de garantir a segurança, porém deve ser o primeiro passo na cadeia de medidas desenvolvidas pelo técnico em segurança do trabalho para efeitos de minimizar os riscos. Grande parte dos EPI's são encontrados facilmente no mercado, além de que seu uso depende de orientação e treinamento por parte da empresa.

O ISC oferece a seus clientes o curso de EPI's, além de muitos outros. Acesse nosso site e obtenha mais informações.