Porque é importante fazer uso de EPIs?

Porque e importante usar epiNão só a indústria como vários outros setores da economia possuem atividades as quais exigem um maior cuidado por parte dos funcionários. Algumas dessas atividades oferecem riscos à saúde, para tanto as empresas dispõem de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que têm como objetivo principal proteger o funcionário e garantir sua integridade e saúde durante o trabalho.

Conforme a atividade que desempenha muitas pessoas pensam que não há necessidade de usar EPI, sendo que as desculpas mais comuns estão relacionadas ao conhecimento do trabalho, a experiência, e até o pensamento de que nada vai acontecer com elas, o que é um mero engano.  

Para cada área do corpo foi desenvolvido um EPI específico, assim é possível proteger os membros inferiores, superiores, a cabeça e o rosto. O trabalhador só deverá iniciar suas atividades a partir do momento em que estiver devidamente vestido com todos esses acessórios, ou aqueles que seu trabalho exige.

Diferentes tipos de EPIs

O capacete por exemplo é responsável pela proteção da cabeça, e assim evita lesão se houver queda de objetos de grandes alturas.

Os protetores auriculares servem para ambientes em que o ruído é maior que o suportado, então exige-se que o trabalhador use para que não danifique sua audição.

As máscaras protegem a boca e o nariz do contato com substâncias que por acaso possam estar no ar, evitando entrar pelas vias respiratórias e causando falta de ar, contaminação, etc.

As botas emborrachadas têm semelhante função que o capacete, protege os pés da queda de objetos pesados, cortantes e líquidos contaminantes.

Há também as luvas, que dependendo da atividade é um dos EPIs mais usados, ele protege o funcionário de cortes, lesões, contaminação e queda de objetos.

Assim é possível perceber que cada EPI tem sua função específica e todos juntos colaboram para proteger o trabalhador. A empresa deve inspecionar e exigir seu uso, assim como realizar trocas caso algum não esteja funcionando perfeitamente. Se o funcionário estiver sem um dos EPIs, tiver perdido, ou apresentar defeito, deverá levar essa informação o mais rápido possível ao seu gestor.

Para saber mais sobre EPIs, sua aplicação e uso no ambiente organizacional, acesse nosso site e confira mais detalhes, o ISC oferece esse e muitos outros cursos em sua grade. Estamos preparados para atendê-lo.