Porque é importante compreender Higiene Ocupacional?

Higiene ocupacional - Instituto SCQuando falamos de Higiene Ocupacional muitas pessoas podem pensar que essa expressão está ligada a limpeza do ambiente de trabalho, no entanto tem a ver com conhecer os agentes de risco presentes no ambiente de trabalho.

É função dessa área analisar os riscos ocupacionais e promover medidas de correção, de maneira a melhorar as condições de trabalho as quais o trabalhador está sujeito.

Os riscos ocupacionais são classificados em cinco: físico, químico, biológico, acidente e ergonômico, todos podem causar danos à saúde do funcionário.

Como cada risco afeta a saúde de forma distinta

Risco físico: esses riscos estão relacionados a fatores externos, tais como umidade, ruído, pressão, vibrações, temperatura, etc.

Risco químico: podem ser gases, vapores, ou misturas que possam entrar em contato com o organismo causando diversas doenças.

Risco biológico: é aquele que abrange vírus, bacilos, parasitas, bactérias, fungos, etc., eles entram no corpo humano de várias formas: através da pele, por ingestão, via respiratória e mucosas.

Risco de acidentes: os acidentes estão ligados a muitos fatores: falta de proteção em máquinas e equipamentos, falta de ferramentas necessárias para realizar o trabalho, layout do chão de fábrica, assim como outros departamentos, iluminação inadequada, possibilidade de incêndio ou explosão, etc.

Risco ergonômico: está ligado a relação do trabalhador com seu ambiente, a forma com que se adapta às condições de trabalho, como a posição do monitor, altura da cadeira, movimentos repetitivos, jornada de trabalho extensa, ritmo de trabalho excessivo, entre outros.

Quem realiza o curso de Higiene Ocupacional está preparado para avaliar o ambiente de qualquer empresa e assim fazer um diagnóstico completo das áreas que oferecem mais riscos, por isso é importante que a empresa tenha em sua equipe pessoas com formação técnica, isso irá auxiliar na melhor qualidade de vida dos funcionários como também no aumento da produtividade, pois o funcionário que está bem de saúde, se sente seguro onde trabalha, tende a mostrar melhores resultados.

Este é o novo curso do ISC Higiene Ocupacional, se você ainda não conhece, acesse nosso site para informações ou entre em contato conosco através do 0800, e-mail ou chat, esperamos por você.