NR 11: dicas para garantir a segurança em armazéns logísticos

De acordo com a NR 11, por armazéns logísticos compreende-se todo o espaço destinado a receber, carregar, descarregar, transportar, arrumar e conservar mercadorias de vários tipos. Nesse sentido, investir em segurança em armazéns logísticos é de fundamental importância para proteger a saúde e a vida dos profissionais envolvidos nessas atividades.

Até mesmo porque esse investimento é imprescindível para a saúde financeira de qualquer empresa. Por meio dele, a empresa reduz custos com perdas de mercadorias, afastamentos, licenças e processos trabalhistas decorrentes de doenças ocupacionais e acidentes. Ou seja, priorizar a segurança em armazéns logísticos é uma forma de aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa a médio e longo prazos.

No artigo a seguir você vai aprender como tornar as suas instalações logísticas mais seguras. Dessa forma, você vai conseguir proteger o seu patrimônio, o de terceiros e a integridade física dos seus colaboradores. Acompanhe!

Principais riscos existentes em armazéns logísticos

Embora o roubo de cargas seja apontado como o principal risco, ele não é o único a comprometer a segurança em armazéns logísticos. Além desse risco, existem outros que de igual forma merecem atenção:

  • Explosões e incêndios decorrentes do manuseio ou armazenamento inadequado de produtos inflamáveis;
  • Acidentes de trabalho causados por falhas em equipamentos como empilhadeira, paleteira entre outros;
  • Problemas musculares causados pelo excesso de esforço físico;
  • Riscos ergonômicos causados pelo carregamento de mercadorias e empilhamento em alturas inadequadas;
  • Cortes por causa do uso de ferramentas como estiletes, facas e navalhas;
  • Doenças respiratórias e pulmonares decorrentes da exposição a substâncias tóxicas;
  • Queda de objetos;
  • Hipotermia, no caso de frigoríficos.

Dicas para garantir a segurança em armazéns logísticos

Para evitar os riscos mencionados anteriormente, é preciso colocar em prática algumas dicas. Elas vão evitar doenças ocupacionais, acidentes, perdas de mercadorias e vários outros problemas durante o gerenciamento de cargas de diferentes tipos.

Tenha um layout adequado

A princípio, o layout diz respeito à organização do espaço físico destinada às áreas de armazenagem. Ela deve levar em conta vários fatores, como localização e altura de prateleiras, espaço dos corredores, disposição dos itens na prateleira conforme categorias semelhantes, entre outros.

É claro que otimizar o fluxo de trabalho é a principal vantagem de contar com um bom layout de armazenagem, mas não apenas essa. Um layout bem planejado facilita o alcance dos produtos, a movimentação de materiais, de pessoas e equipamentos pelo armazém e inclusive a limpeza.

Garanta a segurança em armazéns logísticos com inspeções periódicas

Além do layout, fazer inspeções periódicas em máquinas e equipamentos também é primordial para proteger a saúde e a vida de todos os que trabalham em armazéns. Nesse sentido, é preciso verificar instalações elétricas, fazer a manutenção preventiva de empilhadeiras, paleteiras, guindastes, conservação do piso e dos equipamentos de combate a incêndio.

Ademais, não se esqueça de inspecionar sobre o estado de conservação das prateleiras, se porventura elas não estão armazenando mais peso do que suportam. Lembre-se que um desabamento de prateleiras em um supermercado atacadista em São Luís, no Maranhão, deixou uma pessoa morta e oito feridas.

Invista em treinamento profissional

Outra forma de garantir segurança em armazéns logísticos é qualificar os profissionais que trabalham nesses ambientes por meio de treinamento periódico. Eles devem receber treinamentos específicos de acordo com as suas funções e ser orientados sobre o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Além disso, o treinamento também deve abordar questões como sinalização de segurança e primeiros socorros, para que possam fazer o primeiro atendimento em casos de emergência.

Conheça o curso da NR 11: Segurança na Operação de Pontes Rolantes e Talhas da Instituto SC.

Precisando de treinamento de segurança em armazéns logísticos para seus colaboradores? Então conheça as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho para sua empresa! Solicite uma proposta.