Nordeste principal fonte de energia eólica no Brasil

Energia eolica nordesteO crescimento constante da população e sua demanda por energia elétrica a algum tempo vem preocupando diversos países, não somente os de primeiro mundo como EUA, Canadá e Japão, mas também os menos desenvolvidos como os países da América Latina. Com o crescente consumo foi necessário que autoridades políticas e empresas privadas tomassem iniciativas e vissem qual a melhor maneira de suprir essa necessidade.

Frente a essa demanda surgiram diversas alternativas de energia, como uso da energia solar, energia hidráulica, biomassa, heliotérmica, geotérmica, mareomotriz, osmótica, e energia eólica que vem ganhando cada vez mais espaço principalmente no nordeste do Brasil.

Ao contrário de outras fontes de energia, as alternativas possuem a vantagem de não agredir o meio ambiente e causar menos alterações na região em que será alocada, diferente de construir uma hidrelétrica por exemplo. Na situação atual em que vivemos, onde nos preocupamos com o aquecimento global, a poluição, e outras alterações no meio ambiente, investir em energias renováveis como a eólica que causa pequeno impacto é uma escolha acertada.

A energia eólica utiliza a força dos ventos, sendo assim a produção de energia depende de vários fatores, como o tamanho das hélices, do gerador, a região em que as turbinas foram construídas, e a quantidade e constância dos ventos.

A quantidade de energia produzida por essa categoria no Brasil ainda é pequena, no entanto, diversas empresas possuem estudos, projetos de construção, análise de regiões, e têm como objetivo a longo prazo investir nessa área. É importante lembrar que a energia eólica é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares.

Conforme pesquisas atuais o nordeste é uma das regiões mais promissoras na geração de energia eólica, seu potencial anual foi identificado como cerca de 144,29 TWh/ano. Outras regiões também têm potencial, porém menor, é o caso do sul e sudeste.

Outra informação pertinente é com relação ao tamanho das torres, no geral são usadas as de 50m, porém devido a quantidade de ventos quanto maior a torre maior será a quantidade de energia produzida, sendo assim, usando uma torre de 100m a energia seria duplicada.

O nordeste hoje é responsável por grande parte da energia eólica produzida no Brasil, sendo assim, ainda há grande potencial para que outras regiões se desenvolvam e também contribuam com a distrubuição de energia.