Higiene Ocupacional e sua influência na Segurança do Trabalho

Curso de Higiene OcupacionalA Higiene Ocupacional tem como objetivo promover a saúde e o conforto do colaborador, fazendo com que diminua o índice de doenças, faltas e afastamentos.
É responsável por estudar o funcionário em seu ambiente de trabalho, saber quais suas características e compreender de que forma ocorre essa relação.

As condições de trabalho também são analisadas, tais como: iluminação, ventilação, temperatura, segurança, etc. Todos esses fatores influenciam de alguma forma no desempenho diário dos funcionários, e um bom estudo é capaz de levantar informações e determinar melhores condições de trabalho.

É fato que locais com pouca iluminação podem causar deficiências à visão, tais como cansaço, fadiga, além de afetar o sistema nervoso e comprometer a qualidade de vida e desempenho do funcionário em suas funções diárias.

Outro dado importante e que deve ser observado, é a vestimenta utilizada pelos funcionários. Em ambientes em que a temperatura é muito baixa, é preciso que a empresa forneça botas, calças e casacos adequados à realização das tarefas, como por exemplo em câmeras frias, frigoríficos e expedição de alimentos. Ambientes em que o frio ou calor seja intenso, podem prejudicar de maneira drástica a saúde dos funcionários, sendo assim é necessário que haja monitoramento e cuidados especiais.

Outro fator que pode comprometer a saúde dos colaboradores, são ambientes em que o nível de ruído seja mais alto que o suportado, tal característica é responsável pela falta de atenção, dores de cabeça, irritação, além de contribuir para a ocorrência de acidentes.

Em vista disso, percebemos que para melhorar a Higiene Ocupacional no ambiente de trabalho, é preciso que algumas medidas sejam seguidas, tais como: estudos e modificações ergonômicas dos postos de trabalho; uso de ferramentas e equipamentos ergonomicamente adaptados ao trabalhador; diminuição do ritmo do trabalho; estabelecimento de pausas para descanso; redução da jornada de trabalho; diversificação de tarefas; eliminação do clima autoritário no ambiente de trabalho; maior participação e autonomia dos trabalhadores nas decisões do seu trabalho; reconhecimento e valorização do trabalho; e valorização da opinião dos trabalhadores.

É importante que a empresa mantenha uma comunicação aberta, e esteja sempre pronta para realizar as mudanças necessárias. É melhor investir em um ambiente seguro, do que contornar acidentes de trabalho depois que ocorreram.

A Segurança do Trabalho é de responsabilidade de todos os funcionários, sendo assim, é necessário sempre se manter atualizado, fazendo novos cursos e ampliando o conhecimento.

O ISC oferece Cursos Online os quais são certificados conforme exigências do MEC e do MTE.

O Curso de Higiene Ocupacional é o mais novo curso em nossa grade de Cursos Online.

Você que deseja aperfeiçoamento profissional, entre em contato conosco através do e-mail ou pelo nosso 0800 932 0000 R. 0045 .