Higiene Ocupacional como fator de saúde na empresa

Higiene ocupacional - Instituto SCO ambiente de trabalho está propenso a sofrer diversas influências, uma delas diz respeito a Higiene Ocupacional. Todos os anos muitos trabalhadores se afastam de suas atividades devido a doenças ocupacionais, elas são causadas pelos agentes ambientais: físico, químico e biológico. Para diminuir de forma eficiente o número de afastamentos é preciso que as empresas invistam tempo e equipe para avaliar o ambiente no qual os trabalhadores realizam suas atividades.

Uma vez que é difícil eliminar por completo a exposição a esses agentes, a Higiene Ocupacional estuda diversas formas de reduzir essa exposição, analisando, estudando e propondo programas de segurança, que devem ser implantados pela empresa.

A responsabilidade da Higiene Ocupacional é avaliar e analisar os riscos ocupacionais, assim como promover medidas de correção e prevenção relacionadas ao ambiente de trabalho, sempre com o objetivo de manter e assegurar a saúde e integridade do trabalhador.

Os riscos ocupacionais estão classificados em: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos ergonômicos e riscos de acidentes.

Risco físico - ruído, temperaturas extremas, pressões anormais, umidade, radiações, etc.

Risco químico - poeira, fumos, névoas, neblina, gases, vapores, etc.

Risco biológico - vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas e bacilos.

Risco ergonômico - levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada, monotonia, movimentos repetitivos, etc.

Acidentes - iluminação inadequada, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, incêndio, explosão, arranjo físico inadequado, etc.

Como consequência desses riscos, os trabalhadores poderão sofrer: fadiga, acidentes de trabalho, envelhecimento, insatisfação, desmotivação, entre outros.

A Higiene Ocupacional é dividida em quatro fases, são elas: antecipação (fase relacionada a prevenção de riscos), reconhecimento (está ligada a identificação dos riscos), avaliação (constatação da presença dos agentes de riscos) e controle (onde são adotadas medidas para futura comparação).

É importante que a empresa esteja ciente da presença desses agentes de riscos e a exposição dos trabalhadores a eles. Quanto mais cedo houver identificação e controle desses riscos melhor será a qualidade de vida no ambiente organizacional.

Higiene Ocupacional é um dos novos cursos ofertados pelo ISC, se você ainda não possui certificação nessa área entre em contato conosco e solicite mais informações, estamos prontos para atendê-lo.