Fontes alternativas de energia renovável no Brasil

Fontes alternativas de energiaO avanço da ciência, da tecnologia, de máquinas/equipamentos tem exigido cada vez mais o uso de fontes alternativas de energia. A demanda nos últimos anos é muito maior que o produzido pelas hidrelétricas. No Brasil, assim como em outros países empresas públicas e privadas vem aderindo a essas novas fontes de energia.

Além da crescente demanda, outro aspecto que muitas empresas analisam no momento de decidir usar ou não esse tipo de energia é o impacto ambiental. Muitos clientes valorizam empresas que usam esse apelo para divulgar sua marca.

Diferente dos combustíveis fósseis que podem um dia chegar ao fim, a energia renovável pode ser usada a qualquer tempo e ter sua produção aumentada conforme demanda. Como exemplo temos: energia solar, energia eólica, energia geotérmica, energia das marés, etc.

Quanto mais usamos combustíveis fósseis, menor sua quantidade no meio ambiente, o que deixará seu custo cada vez maior. Isso encarecerá toda a cadeia produtiva, chegando a um ponto que as pessoas irão diminuir seu consumo ou as empresas irão investir em fontes alternativas de energia.

Outra informação sobre os combustíveis fósseis diz respeito aos altos índices de poluição gerados por sua queima. Muitos estudos informam que eles são os principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas relacionados ao aquecimento global.

Atualmente a energia necessária a esses serviços provém de combustíveis – gás natural, petróleo, carvão, turfa e energia nuclear convencional , que são as fontes de energia não-renováveis. Porém existem outras fontes de energia primárias, tais como: energia solar, eólica, das marés e das ondas ou hidráulica, madeiras, vegetais, esterco, quedas d’água, fontes geoterminais, além da força muscular humana e animal. Essas são as fontes de energia renováveis.

O Brasil tem grande potencial para criar e desenvolver novas fontes de energia, porém o alto custo ainda impede empresas de investirem nessa área. É importante lembrar que para evitar a escassez energética e impulsionar o desenvolvimento econômico o Governo auxilie com políticas favoráveis.