EPI - Porque usar equipamento de proteção respiratória

Protecao respitoria EPIsO ar que respiramos todos os dias contém diversas substâncias as quais não conseguimos perceber normalmente, no entanto, quando realizamos uma atividade profissional e ela oferece riscos à nossa saúde é preciso usar EPI, neste caso, equipamento de proteção respiratória.

Os Equipamentos de proteção respiratória tem como principal função proteger o trabalhador de contaminação ou contato/inalação por meio de agentes químicos e biológicos presentes no ar durante a execução de suas atividades.

Os agentes biológicos podem ser classificados em: irritantes, anestésicos, asfixiantes e venenos sistêmicos, por isso é necessário o uso de proteção respiratória como máscaras e filtros.

Agentes biológicos

  • 1. Irritantes - causam inflamação quando em contato com a pele. Ex: Amônia, soda cáustica.
  • 2. Anestésicos - causam ação depressiva sobre o sistema nervoso central. Ex: Éter, clorofórmio.
  • 3. Asfixiantes - causam asfixia impossibilitando o indivíduo de respirar. Ex: Nitrogênio.
  • 4. Venenos sistêmicos - causam danos aos órgãos e sistemas do corpo humano. Ex: Vapor de arsênio.

Entre os mais diversos agentes químicos que podem prejudicar a saúde humana durante o trabalho estão: poeiras, névoas, fumos, gases, vapores, etc.

É fato que nem sempre é possível que as empresas tornem um determinado local livre de contaminação, no entanto é preciso criar medidas de segurança e evitar riscos à saúde do trabalhador. Sejam medidas pontuais ou que devam ser seguidas por todos os funcionários.

Outra questão importante tem a ver com o treinamento da equipe de trabalho numa situação de contaminação. Os trabalhadores devem estar preparados para evacuar o local, chamar a emergência, avisar os demais colegas, e outros procedimentos como ações de socorro para diminuir as consequências do acidente e preservar a vida.

EPI's devem usados para proteger contra o risco, evitando contato de agentes químicos ou biológicos com a pele, olhos vias respiratórias, eliminando ou minimizando as possibilidades de lesões ou intoxicações.