Como dirigir bem e diminuir acidentes no trânsito

Dirigir BemO trânsito está cada dia mais caótico, as pessoas estão preferindo cada vez mais ter seu próprio automóvel do que depender do transporte público, devido a vários fatores como estrutura, tempo de espera, atendimento, qualidade dos ônibus/metrôs, etc.


Há cidades brasileiras em que há 1 automóvel para cada 2 pessoas, é um número expressivo e ao mesmo tempo preocupante. Ao invés de saírem do trabalho e irem pra casa descansar, elas perdem tempo no trânsito, ficam irritadas, perdem a cabeça, e tentam chegar o mais rápido possível ao seu destino. Essa atitude é uma das responsáveis pelo aumento de vítimas no trânsito.


É importante que não somente o motorista, mas também o pedestre saiba como agir no trânsito, de forma que sempre tentem evitar situações de perigo. Algumas medidas são simples e podem ser treinadas diariamente.


Muitas pessoas estão tensas ao dirigir, seja por questões familiares, por causa do emprego, ou mesmo pela demora no trânsito. É preciso dirigir com tranquilidade, prestando atenção nos carros que estão na frente, atrás, do lado, sempre mantendo distância segura para evitar colisões.


A faixa de pedestre foi feita para ser respeitada, seja quando dirigimos ou estamos a pé. Ao verificar que o sinal está amarelo é bom reduzir a velocidade e procurar parar, e assim dar chance das pessoas atravessarem com segurança.


Por outro lado, o pedestre também precisa obedecer as faixas, deve evitar passar quando o sinal estiver verde, ou se arriscar e passar correndo, muitas vezes o tempo de travessia é mal calculado o que gera acidentes que poderiam ser evitados.


A sinalização é bem importante também, sempre que for ultrapassar, virar à esquerda ou direita, problema mecânico, ou qualquer outra situação é preciso sinalizar para que os outros motoristas estejam preparados e possam responder mais rapidamente.


A velocidade também precisa ser respeitada, seja ela 40 km ou 110 km. Todo motorista deve dirigir conforme indicação de cada pista/estrada. Muitos dos acidentes ocorrem porque a velocidade não é respeitada.


Sempre que houver um acidente no trajeto e não pudermos ajudar, é preciso continuar dirigindo e não diminuir velocidade para saber o que aconteceu, isso deixa o trânsito lento, diminui a atenção dos motoristas e pode causar outros acidentes.


Para dirigir com segurança é necessário prestar a atenção e cuidar de todos os veículos que estão a nossa volta. Para isso o ISC oferece o curso de Direção Defensiva, nele você encontra instruções de como dirigir com mais segurança. Para mais informações entre em contato conosco pelo site ou 0800.