Como a Ginástica Laboral melhora a qualidade de vida nas empresas?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a cada dia que passa as empresas buscam alternativas que as façam ser mais produtivas e se destacarem frente à concorrência. Uma dessas estratégias é apostar na ginástica laboral para promover saúde e bem-estar aos seus colaboradores.

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma atividade física voltada exclusivamente para o ambiente de trabalho. Sua principal finalidade é evitar doenças ocupacionais, mas também ajuda a relaxar o corpo e a mente, melhora o clima organizacional e o engajamento dos profissionais.

Mas afinal, o que é ginástica laboral?

Apesar de a ginástica laboral ter ganhado destaque no mercado de trabalho nos últimos anos, ela já é uma prática antiga. Só para se ter uma ideia, os primeiros registros da atividade datam de 1925, na Polônia. No Brasil, a prática só foi reconhecida em 1973. A partir de então, a atividade começou a ser aplicada nas empresas durante o expediente de trabalho, como forma de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Isso é possível porque a ginástica laboral é composta por uma série de exercícios físicos que auxiliam o colaborador a executar as suas atividades rotineiras com mais disposição e menos incômodos físicos. A prática é de curta duração (geralmente dura entre 10 e 15 minutos), de fácil execução e pode ser realizada por pessoas de todas as idades e condições, incluindo idosos e gestantes.

Outro detalhe interessante é que a atividade pode ser realizada antes, durante ou após o expediente de trabalho. Em ambos os casos, ela oferece benefícios físicos, psicológicos e sociais, tais como:

  • Previne LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Promove consciência corporal e flexibilidade dos músculos e articulações;
  • Melhora a postura e coordenação motora;
  • Redução de tensões musculares e dores lombares;
  • Alívio dos sintomas de estresse e ansiedade;
  • Melhora da autoestima do colaborador;
  • Melhora dos relacionamentos interpessoais e do trabalho em equipe.

Benefícios para a empresa

Ao contrário do que se imagina, a ginástica laboral não beneficia somente os funcionários da empresa. Absolutamente! Seus efeitos positivos também se refletem na saúde dos negócios, já que um colaborador saudável e disposto é mais produtivo. Mas não apenas isso. Além da lucratividade, esse conjunto de exercícios físicos também oferece outros benefícios às empresas, como os que você confere a seguir:

  • Reduz o número de licenças médicas por doenças ocupacionais;
  • Melhora da imagem da empresa no mercado em que atua frente aos clientes e fornecedores;
  • Ajuda a reter os melhores talentos, pois uma empresa que se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores é mais atrativa;
  • Otimiza a jornada de trabalho;
  • Reduz gastos com serviços médicos;
  • Por ser realizada em grupo, promove integração entre as equipes de trabalho.

Como aplicar a ginástica laboral nas empresas?

Um dos grandes desafios dos gestores é fazer com que os funcionários enxerguem a ginástica laboral como uma potente ferramenta de saúde e bem-estar. Muitos inclusive, acabam forçando a prática entre os seus colaboradores, o que acaba surtindo um efeito contrário ao que se espera com a atividade.

O primeiro passo, portanto, para implementar a prática na empresa é mostrar a toda equipe os benefícios de aderir à atividade. Nesse sentido, quanto mais informações eles tiverem sobre a ginástica laboral, melhor poderão compreender que o empregador está na verdade, preocupado com os seus funcionários.

Tipos de ginástica laboral

Logo após ter conquistado a atenção dos colaboradores para a importância da atividade, é preciso conhecer os diferentes tipos de ginástica laboral para saber qual deles é o mais indicado para a sua empresa. Veja abaixo:

  • GL Preparatória: é realizada antes do início do expediente de trabalho e tem como objetivo deixar os colaboradores mais dispostos;
  • GL de Relaxamento: indicada para descontrair, relaxar e aliviar as tensões musculares e psicológicas, é realizada ao final do expediente de trabalho;
  • GL Compensatória: baseada em exercícios respiratórios e de alongamento, é indicada para aliviar dores musculares e é realizada durante o expediente de trabalho;
  • GL de Correção: composta por exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos, é indicada para combater os efeitos negativos de postura inadequada durante o trabalho, bem como da falta de mobiliário ergonômico.

Na prática

A boa notícia é que qualquer empresa, independentemente do seu porte ou espaço físico disponível pode aplicar a ginástica laboral aos seus colaboradores. A atividade dispensa o uso de roupas específicas, de equipamentos e como pontuamos anteriormente, dura no máximo 15 minutos. É necessário apenas abrir um espaço para a equipe realizar os movimentos com conforto e segurança.

Em outras palavras, isso significa que com pouco investimento os empregadores podem beneficiar a saúde dos seus funcionários, promover mais integração entre os times e engajamento entre as equipes para alcançar os objetivos organizacionais da empresa.

Gostou? Então ofereça mais qualidade de vida aos seus funcionários! Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho para a sua empresa.