5 maneiras para evitar incêndios no ambiente de trabalho

Como evitar incendios - Instituto scSempre que ocorre um incêndio por menor que seja causa perdas tanto materiais quanto pessoais. Assim como acidentes de carro, grande parte dos incêndios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem mais atenção e cuidado.

Os incêndios podem ocorrer enquanto estamos na empresa, em casa, ou ainda num simples acidente de carro na estrada. No entanto, seguindo algumas medidas de segurança todos eles podem ser evitados.

Um dos lugares que mais precisam de atenção com relação a incêndios é a empresa onde trabalhamos, as pessoas passam o dia inteiro com a atenção voltada para suas atividades e muitas vezes esquecem de pequenos detalhes como a Segurança.

Algumas dicas de segurança

  • 1. Seja num escritório, depósito, ou chão de fábrica, qualquer local deve ser mantido limpo e organizado, de modo que não haja acúmulo de materiais já usados, lixo, embalagens abertas com líquidos inflamáveis, o que pode causar incêndios de grandes proporções.
  • 2. Sempre que houver risco de incêndio por menor que seja os superiores devem ser informados para que sejam tomadas providências o mais rápido possível.
  • 3. Materiais inflamáveis devem ser armazenados de forma segura, sempre longe de locais que possuam fontes de ignição.
  • 4. Outro fator importante é com relação as áreas em que é ou não permitido fumar, na maioria das empresas é proibido fumar, no entanto se houver permissão é preciso cuidar se não há papéis, líquidos perigosos, e outros que possam iniciar um incêndio.
  • 5. Muitas pessoas não sabem, mas os extintores de incêndio têm prazo de validade, sendo assim, para maior segurança dos funcionários é preciso que eles sejam trocados, de forma que a empresa conte apenas com extintores novos.

A parte elétrica também precisa de atenção, caso contrário pode ocasionar incêndios e outros acidentes de trabalho. É importante que os funcionários tenham o hábito de zelar pela segurança no ambiente em que trabalham, sempre colaborando para reduzir e minimizar os riscos.

O ISC oferece diversos cursos em Segurança do Trabalho, entre eles NR 10, Combate a incêndio e Brigadista, Direção defensiva, entre outros. Tem interesse em um curso específico? Entre em contato conosco e solicite mais informações.