Curso NR10 Técnicas de Análise de Risco

Analise de risco - Instituto SCO Curso NR10 oferece ao profissional toda a base de conhecimento necessária para trabalhar em atividades que envolvam eletricidade. O conteúdo programático oferece ao aluno uma série de informações necessárias para a realização de um trabalho seguro sem riscos de acidentes para o profissional e demais pessoas envolvidas no processo.

Um dos tópicos abordados no Curso NR10 está relacionado a Técnicas de Análise de Risco, sendo que risco é toda situação que pode causar algum dano ao indivíduo. Sendo assim, é preciso que o ambiente esteja qualificado para o início do trabalho.

Risco é qualquer situação que possa causar dano às pessoas, quanto maior o risco maior a probabilidade de ocorrer acidentes, haver paralisação das obras e afastamento do trabalho por lesões, quedas ou morte.

Na área de energia elétrica os riscos são enormes o que exige preparação, conhecimento e uso de equipamentos de segurança adequado a cada situação. Mesmo em baixas tensões há risco de acidentes, por isso o profissional deve estar sempre atento.

Entre os diversos acidentes que ocorrem nessa área estão os riscos de origem elétrica, riscos de queda, riscos no transporte e com equipamentos, riscos de ataque de insetos, riscos de ataque de animais peçonhentos/domésticos, riscos ocupacionais como ruído, radiação solar e calor, riscos ergonômicos como biomecânicos, organizacionais, psicossociais e ambientais.

Risco de ataques de insetos - o trabalhador está sujeito a ele quando realiza suas atividades em torres, postes, serviços de poda de árvores e outras que venham a ter contato com abelhas ou formigas.

Riscos ocupacionais - são classificados em cinco grupos: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.

Riscos ergonômicos - estão relacionados à postura inadequada durante o trabalho, como curvar a coluna de forma errada, inclinar muito o pescoço (seja para cima ou para baixo), levantar peso maior que o suportado, etc.

A Análise Preliminar de Risco é uma visão técnica antecipada do trabalho que será executado, permitindo identificar os riscos em cada etapa do processo, além de fornecer medidas para evitar acidentes e trabalhar com maior segurança.

É importante que os trabalhadores saibam como fazer essa análise e que se torne uma rotina, e assim o número de acidentes possa ser minimizado.

O Curso NR10 é oferecido pelo ISC em várias modalidades à distância e presencial. Se sua empresa possui trabalhadores sem certificação, entre em contato e solicite mais detalhes. E você que é profissional da área e precisa de reciclagem, acesse nosso site e escolha o curso que melhor se adéqua às suas necessidades.