Treinamento de NR20

Muitos trabalhadores ou profissionais da área ainda têm dúvidas sobre como funciona o treinamento de NR20. Nesse post vamos explicar brevemente alguns conceitos da Norma e falaremos um pouco sobre o treinamento. Não deixe de acompanhar!

O armazenamento de líquidos e gases inflamáveis, bem como combustível, estão normalizados na NR20 da Portaria n.3.214. Entre as regras contidas nessa norma, destacam- se:

Segundo a NR20, líquido combustível é definido como todo aquele que tenha ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC. Segundo a NR, todos os tanques de armazenamento de líquidos combustíveis, de superfície ou equipados com respiradouros de emergência, deverão ser localizados.

Quem pode realizar o treinamento da NR20?

O treinamento de NR20 deve ser realizado pelos trabalhadores que trabalham em instalações classes I, II ou III. E que mantém contato direto ou indireto com o processo ou processamento realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração.

Sendo que adentram na área ou local de: extração, armazenamento, produção, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. É primordial que o curso possua conteúdos práticos, onde possa abordar conhecimentos e utilização de sistemas de segurança contra incêndios com inflamáveis. Lembre-se de que o curso básico dessa NR é válido por 3 anos.

Certificação

O treinamento assim como qualquer outro exige que o aluno conclua as avaliações e atinja uma média estipulada pela instituição de ensino. Logo, o certificado será emitido e o aluno poderá apresentá-lo em qualquer empresa.

É importante escolher um curso que seja validado conforme as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Para dúvidas, sugestões ou esclarecimentos faça um comentário no nosso post. Será um prazer atendê-lo.