Primeiros Socorros: o que fazer no caso de emergências?

Segundo a Cruz Vermelha do Brasil, como primeiros socorros podemos definir um conjunto de intervenções médicas e imediatas prestada a uma pessoa que tenha sofrido algum acidente ou um mal súbito.

Quando realizados de forma correta, eles são capazes de aumentar as chances de sobrevivência do paciente, pois reduzem as lesões, evitam comprometimento cardíaco, respiratório e ainda minimizam o sofrimento do indivíduo.

Principais procedimentos de primeiros socorros

Conforme você aprendeu mais acima, os primeiros socorros são essenciais para evitar o agravamento de condições de saúde decorrentes de acidentes ou mal súbito. Entre os principais procedimentos, destacam-se:

Massagem cardíaca

Sem dúvida alguma esse é um dos procedimentos de primeiros socorros que mais salvam vidas. Ele deve ser aplicado sempre que uma pessoa tem uma parada cardíaca e fica inconsciente.

Nessa situação, a primeira atitude a ser tomada é chamar imediatamente o socorro médico, como o SAMU ou os bombeiros. Na sequência, posicione as mãos sobre o meio do tórax da vítima. Faça pressão em intervalos curtos até que o socorro chegue.

Picada de animal peçonhento

Alguns animais injetam toxinas no organismo humano através de picadas, como algumas espécies de cobra e aranhas, além de escorpiões e lacraias. Sendo assim, em caso de picadas de alguns deles os procedimentos de primeiros socorros se fazem necessários.

Nesses casos, a prática consiste em lavar o ferimento com água e sabão, capturar o animal peçonhento e levá-los (animal e vítima) ao atendimento médico mais próximo. Não se deve, sob hipótese alguma, medicar a vítima e fazer cortes no local.

Levar o animal consigo vai facilitar a identificação do tipo de antídoto que deve ser aplicado no acidentado para que ele se recupere.

Cortes e fraturas

No caso de cortes, o socorrista deve procurar limpar a ferida externamente com água corrente e estancar o sangramento com algum pedaço de pano. Na falta de um kit de primeiros socorros, utilize uma toalha ou camisa limpa. Nesse caso, é recomendável que o socorrista esteja protegido por uma luva descartável.

Já no caso de fraturas, é preciso imobilizar a área fraturada com uma tala, que pode ser feita de madeira ou papelão.

De acordo com a NR 7, todo estabelecimento deve possuir kit de primeiros socorros, podendo variar de acordo com a atividade desenvolvida no local. Além disso, deve possuir uma pessoa devidamente treinada para prestar esse primeiro atendimento em caso de emergências.

Gostou deste artigo? Então continue acompanhando o nosso blog para receber mais conteúdos relevantes como este.