07 - Desenvolver PPRA na empresa diminiu o risco de acidentes

Ao criar uma empresa é preciso ter em mente que independente do ramo cada uma apresenta certos riscos aos seus colaboradores.

O PPRA foi criado para conscientizar empregadores e empregados sobre a importância de cuidar da saúde e integridade do ser humano no ambiente de trabalho.

Em sua estrutura aborda a análise dos setores, reconhecimento de possíveis riscos, determinação de medidas para minimizá-los e assim oferecer um ambiente em que os colaboradores possam exercer suas funções de maneira segura.

Este Programa pode contar com a participação de todos os funcionários, ninguém conhece melhor o funcionamento da empresa que seus operadores.

A equipe da CIPA também é parte importante na criação do PPRA, seus integrantes conhecem e registram todos os acidentes ocorridos na empresa, quais áreas apresentam maior risco, além exigir e monitorar o uso de EPIs.

Muitos funcionários se sentem desconfortáveis ao usar EPIs, sendo eles botas, luvas, óculos de proteção, realmente em algumas atividades o uso de EPI diminui o ritmo das atividades, porém é necessário que o funcionário aprenda a usá-lo de forma mais ágil e melhore com a prática.

Após pesquisas realizadas foi verificado que grande parte dos acidentes ocorrem devido a falta de atenção, falta de EPIs, e não seguir as orientações de segurança, isso nos faz perceber que o número de acidentes poderia diminuir drasticamente tomando alguns simples cuidados.

As empresas adotam treinamentos, inserem placas de sinalização, e em alguns casos isso não é o suficiente, por isso o PPRA além de levantar informações de risco, elabora um cronograma com ações que precisam ser cumpridas, o que significa uma maior cobrança com relação à diminuição desses números.

Atualmente muitas empresas ainda desconhecem o PPRA e seus benefícios para ambos os lados, empregador e funcionários. É preciso conhecer as estatísticas da própria empresa e assim trabalhar para que menos pessoas sofram acidentes.