Por que usar protetor auricular (EPI)?

Certamente você já ouviu falar do protetor auricular. Mas, você sabe qual é importância desse EPI para profissionais que trabalham em ambientes com ruídos?

Se a sua resposta tiver sido negativa, então acompanhe o artigo a seguir. Nele, vamos explicar como esse pequeno equipamento de proteção individual contribui para manter a saúde auditiva dos trabalhadores!

Mas afinal, o que é protetor auricular e qual é a sua importância?

O protetor auricular é um pequeno acessório, que ao ser introduzido no ouvido diminui a percepção do nível de ruídos ocupacionais em até 30 decibéis (dB). Também conhecido como protetor auditivo, ele é um EPI indispensável para todos aqueles que trabalham em atividades cuja execução emita sons que ultrapassam os limites de tolerância de dB previstos pela norma de segurança.

Os limites de tolerância para ruídos são definidos pela NR 15. Essa norma visa a prevenir a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). Trata-se de uma doença ocupacional altamente incapacitante, também conhecida por surdez profissional.

Protetor auricular: tipos

De fato, os protetores auditivos são projetados para evitar que os tímpanos dos trabalhadores sejam danificados por ruídos externos. No entanto, há vários tipos desse EPI e conhecê-los é a melhor forma de escolher o produto adequado, de acordo com a atividade desempenhada pelo profissional:

Espuma

Trata-se de um protetor descartável e moldável, que se ajusta facilmente aos mais diferentes canais auditivos. Por causa dessa maleabilidade, esse EPI é fabricado em tamanho único. Embora seja confortável, possui eficiência reduzida, sendo recomendado para tarefas de curta duração e baixo nível de ruídos.

Silicone

Oferece maior proteção do que o modelo anterior e pode ser lavado, sendo reaproveitado posteriormente. Pode ser encontrado em vários formatos, cores e possui valor acessível, o que o torna o protetor auricular mais utilizado por diversos segmentos de mercado.

Concha

Semelhante a um fone de ouvido, o protetor auditivo é o mais confortável e o que oferece maior proteção auditiva.

Gostou do nosso artigo sobre protetor auricular? Então assine o nosso boletim informativo para se manter atualizado sobre saúde e segurança do trabalho!