O que eu devo saber sobre a NBR?

NBRA NBR é um tipo de norma técnica que foi estabelecida de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área, e foi aprovada por um organismo nacional ou internacional, que no caso é a ABNT. 

Um dos principais objetivos da NBR é o aumento da produtividade das empresas, e também a melhoria da qualidade do produto final e o aumento da competitividade do produto no mercado.

Ao adotar essa norma as empresas têm vários benefícios como: melhoria da imagem da empresa, crescimento eficaz, cumprimento da legislação ambiental, entre tantos outros. Continue acompanhando nosso artigo e fique por dentro de mais informações sobre a NBR. 

O que é a ABNT?

A ABNT é uma entidade privada sem fins lucrativos que estabelece normas visando à padronização dos processos produtivos, excepcionalmente importante para os processos tecnológicos do país. Ela é a representante oficial da ISO no Brasil. 

A NBR é obrigatória?

Por serem elaboradas por uma instituição privada e não pelo Poder Público, as NBRs não são obrigatórias. Entretanto, é importante ficar alerta, já que algumas leis brasileiras e normas regulamentadoras exigem o cumprimento de algumas NBRs. 

Dessa forma, seu cumprimento passa a ser exigido passando, portanto, a ser obrigatório. Com isso é válido fazer sempre uma consulta à legislação e buscar compreender quais são as leis que sua empresa precisa cumprir, bem como todas as normas atreladas a ela. 

Sua empresa utiliza a NBR? Faça um comentário no post e nos conte a respeito do assunto. Para ficar por dentro de todas as novidades do nosso setor continue acompanhando as nossas postagens. Lembre-se que em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos é possível entrar em contato conosco.