NR10 PDF - A NR 10 em PDF

Baixe agora mesmo a NR 10 em PDF.As vantagens de baixar a NR10 pdf

Ter acesso a NR10 pdf garante o cumprimento de todas as exigências que essa norma regulamentadora dispõe, pois a NR 10 é de importância fundamental para a segurança e saúde no trabalho dessa categoria de trabalhadores.
 

O que estabelece a NR 10?

A nr10 em pdf determina as exigências mínimas de seguranças a serem implantadas com a finalidade de garantir a segurança, a saúde e a integridade física de trabalhadores que utilizem, direta ou indiretamente, instalações elétricas ou que realizem serviços de eletricidade.
Somente os trabalhadores que recebem a capacitação por meio de treinamentos podem exercer atividades como estas.

 

Principais pontos da NR10

Essa NR foi primeiramente estabelecida em 1978 e passou por uma atualização no ano de 2004, a qual poderá ser acessada ao baixar NR10 pdf. Os principais pontos da NR10 são:

  • 1 - O empregador deve elaborar e manter um PIE (Prontuário das Instalações Elétricas);
  • 2 - É dever do empregador elaborar procedimentos administrativos de trabalho  e de execução de serviços;
  • 3 - O empregador deve elaborar e fornecer um relatório técnico de inspeções, com recomendações e, se for o caso, um cronograma de adequações dos itens dispostos no PIE;
  • 4 - O empregador deve oferecer treinamento específico aos trabalhadores que interajam com eletricidade;
  • 5 - É dever do empregador fornecer equipamento de proteção individual adequado com a NR10.

As principais atualizações da NR10 são:

  • 1 - São obrigatórios os bloqueios para serviços em instalações elétricas desenergizadas;
  • 2 - Os trabalhadores são obrigados a usar vestimentas adequadas à atividade que exercem e que contemplem a inflamabilidade, condutividade e influências eletromagnéticas;
  • 3 - É obrigatório estar de posse de uma ordem de serviço específica, com local e data;
  • 4 - É obrigatório fazer uso de técnicas de análise de risco;
  • 5 - É obrigatória a instrução formal aos trabalhadores não relacionados às instalações elétricas, porém com atividades em zona livre e na vizinhança de zona controlada.

Quanto à qualificação dos trabalhadores, a nr10 em pdf dispõe o seguinte: somente os trabalhadores qualificados, que receberam treinamentos que os tornaram capacitados e habilitados a exercerem tais funções podem trabalhar com correntes elétricas.


Os treinamentos obrigatórios de acordo com essa norma regulamentadora são:

  • 1 - Curso Básico: segurança em instalações e serviços com eletricidade. A carga horária desse curso é de 40 horas e é indicada para todos os trabalhadores.
  • 2 - Curso Complementar: segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas adjacências. A carga horária do curso complementar é de 40 horas e esse curso é indicado para os profissionais que exercem atividades no Sistema Elétrico de Potência ou em suas adjacências.

Todos os trabalhadores devem participar de cursos de reciclagem NR 10 a cada dois anos.

 

Por que baixar a NR 10 em pdf?

Por se tratar de uma norma muito específica, que dispõe de vários aspectos, além de conter itens relacionados à atualização, a nr10 em pdf está disponível para ser baixada.

O documento é composto por 14 itens, 99 subitens, três anexos e um glossário e, portanto, seu cumprimento deve se ater aos requisitos básicos dispostos, tornando necessário baixar a NR10 pdf para o conhecimento de todas as informações e suas aplicações.