NR 10 e os riscos do trabalho com eletricidade?

NR 10 e os Riscos do Trabalho com EletricidadeA NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade é um dos cursos mais procurados quando o assunto é Segurança do Trabalho. Grande parte das atividades numa empresa depende da eletricidade o que exige atenção e cuidado uma vez que podem acontecer diversos acidentes como choque elétrico, quedas, lesões e até mortes.

A NR 10 determina as condições necessárias para a realização de um trabalho seguro e livre de riscos. Essas condições devem ser seguidas por todos os funcionários, de forma que essas medidas se tornem rotina e ajudem na diminuição de acidentes.

É importante criar e desenvolver programas de segurança tais como PPRA, PCMSO, CIPA, entre outros. Eles devem trabalhar lado a lado na conscientização do uso de EPIs, na organização do ambiente de trabalho, além de cooperar com sugestões para maior segurança de todos os envolvidos na operação.

Outro fato que merece atenção está relacionado com a formação do profissional, ele deve investir em cursos nesta área, de forma que aumente seu conhecimento teórico e prático e também saiba atuar em situações de emergência.

O curso de NR 10 não é destinado somente a técnicos, mas sim todos aqueles que de forma direta ou indireta trabalhem com eletricidade. É possível realizar o curso básico, complementar, e também a reciclagem NR 10, o que garante que o profissional se mantenha sempre atualizado.

A NR 10 se aplica em todas as atividades que envolvam instalação, manutenção e operação de máquinas e instalações elétricas. Qualquer profissional dessas áreas deve ter conhecimento sobre as determinações dessa norma regulamentadora, além das exigências do MTE.

Um ponto importante abordado pela NR 10 é o 'direito de recusa', ele defende a ideia que o profissional pode se recusar a fazer um determinado trabalho se for constatado risco e/ou perigo à sua saúde. Por isso também é necessário que antes do início de qualquer obra seja feita uma análise preliminar, ela serve para verificar as condições do local e autorizar o trabalho.

Devido à gravidade do trabalho com eletricidade a empresa precisa cuidar dos equipamentos que são comprados e usados pelo profissional, eles devem ser de qualidade e autorizados por órgão competente como o INMETRO.

Para um ambiente mais seguro é preciso possuir curso de NR 10, seguir suas orientações, informar ao superior qualquer irregularidade, fazer uso de EPIs conforme necessidade, e evitar trabalhar com as condições forem adversas.

Se você ainda não conhece ou possui o curso de NR 10 visite nosso site e conheça a lista completa. Eles são oferecidos à distância e presencial conforme sua necessidade. Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e solicite mais detalhes.